notícias colégio
Notícias
01 de outubro de 2015

XXII Simpósio de Estudos Jurídicos aborda diferentes temáticas do Direito

Visando ampliar o ambiente de sala de aula, apresentar novos conhecimentos e estimular pesquisas na área, o curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu durante a semana o XXII Simpósio de Estudos Jurídicos.

O evento, organizado pela coordenação do curso, Prof. José Carlos Schmitz e Prof.ª Anna Mattoso Camargo, em parceria com o CADEZ – Centro Acadêmico Dez de Dezembro e o Diretório Central de Estudantes – DCE, foi realizado de 29 de setembro a 1º de outubro no Santos Dumont.

A abertura do evento contou com a presença do reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, do prefeito municipal de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto, os coordenadores do curso, professores e demais autoridades.

Com vasta experiência na área, o delegado da Polícia Federal Ildo Raimundo da Rosa abriu a programação do simpósio com o tema “Drogas na Atualidade”, na noite de terça-feira, 29.

“Estamos com um problema que não é recente, mas que nos últimos anos adquiriu um contorno cada vez mais grave. Se antes nós tínhamos alguém que se preocupava com a política antidrogas, hoje temos toda a sociedade”, afirma o palestrante. Segundo o delegado, é preciso fomentar a discussão sobre o tema pois o que foi oferecido até então não é o suficiente.

Atualização

Com o tema “Reflexões Sobre as modificações no Sistema Recursal Trabalhista (Lei 13.015/2014) e a Uniformização da Jurisprudência no Âmbito dos Tribunais Regionais do Trabalho”, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e Membro do Conselho Superior de Justiça do Trabalho, doutor Gilmar Cavalieri e o juiz do trabalho, doutor Hélio Henrique Garcia Romero, apresentaram aos acadêmicos as questões referentes ao assunto na noite de quarta-feira, 30 de outubro, segunda noite do simpósio.

De acordo com o coordenador Schmitz, o evento é uma oportunidade de receber palestrantes experts em suas áreas de atuação, que podem apresentar as novidades do universo jurídico.

“É um momento de troca de experiências para lapidar e aperfeiçoar ainda mais o ensino acadêmico. Inclusive, me telefonaram de uma empresa pedindo para participar do evento. Isso é sinal de que a própria comunidade se faz presente”, conta.

Segundo o reitor, realizar o 22º Simpósio de Estudos Jurídicos é motivo de orgulho para a instituição. “É um momento de podermos debater temas tão importantes, não só para a formação desses profissionais, mas para refletir a respeito de nossa sociedade, como conduzi-la e melhorá-la”, afirma.

Debate

O encerramento do Simpósio foi realizado na quinta-feira, 1º de outubro, com a participação do desembargador Saul Steil, que atua hoje no Tribunal de Justiça de Santa Catarina; com o Dr. Luiz Gustavo Lovato, membro da Comissão para Estudo do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil da OAB/SC, e com o Dr. Rudson Marcos, Diretor de Ensino e professor da Escola Superior de Magistratura–ESMESC. O tema central da noite foi “Conhecendo os Aspectos Destacados do Novo Código de Processo Civil”.

O Dr. Lovato falou sobre as “TUTELAS PROVISÓRIAS E O INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL NO NOVO CPC”, o Dr. Marcos ficou com o tema “CONTINUIDADE DE SENTENÇA NO NOVO CPC” e o desembargador Steil apresentou ao público o assunto “ RECURSOS NO NOVO CPC”.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Postagens relacionadas

Bolsistas do Artigo 170 participam de palestra no Auditório

Bolsistas do Artigo 170 participam de palestra no Auditório


23 de maio de 2011
Instituto Francês da Moda certifica alunas do EuroFashion/UNIFEBE

Instituto Francês da Moda certifica alunas do EuroFashion/UNIFEBE


24 de outubro de 2014
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia amanhã – 2009

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia amanhã – 2009


19 de outubro de 2009
Skip to content