Visando ampliar o ambiente de sala de aula, apresentar novos conhecimentos e estimular pesquisas na área, o curso de Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu durante a semana o XXII Simpósio de Estudos Jurídicos.
O evento, organizado pela coordenação do curso, Prof. José Carlos Schmitz e Prof.ª Anna Mattoso Camargo, em parceria com o CADEZ – Centro Acadêmico Dez de Dezembro e o Diretório Central de Estudantes – DCE, foi realizado de 29 de setembro a 1º de outubro no Santos Dumont.
A abertura do evento contou com a presença do reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, do prefeito municipal de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto, os coordenadores do curso, professores e demais autoridades.
Com vasta experiência na área, o delegado da Polícia Federal Ildo Raimundo da Rosa abriu a programação do simpósio com o tema “Drogas na Atualidade”, na noite de terça-feira, 29.
“Estamos com um problema que não é recente, mas que nos últimos anos adquiriu um contorno cada vez mais grave. Se antes nós tínhamos alguém que se preocupava com a política antidrogas, hoje temos toda a sociedade”, afirma o palestrante. Segundo o delegado, é preciso fomentar a discussão sobre o tema pois o que foi oferecido até então não é o suficiente.
Atualização
Com o tema “Reflexões Sobre as modificações no Sistema Recursal Trabalhista (Lei 13.015/2014) e a Uniformização da Jurisprudência no Âmbito dos Tribunais Regionais do Trabalho”, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e Membro do Conselho Superior de Justiça do Trabalho, doutor Gilmar Cavalieri e o juiz do trabalho, doutor Hélio Henrique Garcia Romero, apresentaram aos acadêmicos as questões referentes ao assunto na noite de quarta-feira, 30 de outubro, segunda noite do simpósio.
De acordo com o coordenador Schmitz, o evento é uma oportunidade de receber palestrantes experts em suas áreas de atuação, que podem apresentar as novidades do universo jurídico.
“É um momento de troca de experiências para lapidar e aperfeiçoar ainda mais o ensino acadêmico. Inclusive, me telefonaram de uma empresa pedindo para participar do evento. Isso é sinal de que a própria comunidade se faz presente”, conta.
Segundo o reitor, realizar o 22º Simpósio de Estudos Jurídicos é motivo de orgulho para a instituição. “É um momento de podermos debater temas tão importantes, não só para a formação desses profissionais, mas para refletir a respeito de nossa sociedade, como conduzi-la e melhorá-la”, afirma.
Debate
O encerramento do Simpósio foi realizado na quinta-feira, 1º de outubro, com a participação do desembargador Saul Steil, que atua hoje no Tribunal de Justiça de Santa Catarina; com o Dr. Luiz Gustavo Lovato, membro da Comissão para Estudo do Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil da OAB/SC, e com o Dr. Rudson Marcos, Diretor de Ensino e professor da Escola Superior de Magistratura–ESMESC. O tema central da noite foi “Conhecendo os Aspectos Destacados do Novo Código de Processo Civil”.
O Dr. Lovato falou sobre as “TUTELAS PROVISÓRIAS E O INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL NO NOVO CPC”, o Dr. Marcos ficou com o tema “CONTINUIDADE DE SENTENÇA NO NOVO CPC” e o desembargador Steil apresentou ao público o assunto “ RECURSOS NO NOVO CPC”.
Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223