IMG-1760

Revista

Saúde e Bem-Estar

Revista UNIFEBE Saúde e Bem-Estar


Resultado da interação entre universidade e comunidade, realizada por meio da Extensão Universitária, a Revista Saúde e Bem-Estar revela como os estudantes da UNIFEBE aprendem e aplicam os conhecimentos científicos a favor da promoção da saúde e do bem-estar da sociedade.

Produzido anualmente pelos cursos da área da saúde, como Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, o material busca levar informação acadêmica de forma fácil e prazerosa.

Todos os textos são escritos pelos estudantes sob a orientação de seus professores e coordenadores de curso, e visam instigar a reflexão e inspirar uma vida mais saudável e feliz.
Boa leitura!

 


 

Capa Revista I

1.ª Edição - Incluir para superar

Na 1.ª edição, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e Medicina apresentam uma série de reportagens sobre Acessibilidade e Inclusão sobre diversas vertentes. Logo nas primeiras páginas, os acadêmicos de Psicologia abordam a inclusão às pessoas depressivas, dependentes químicas, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, além de o impacto do mundo pós-pandemia nos adolescentes. A inclusão dos cidadãos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema da reportagem produzida pelos estudantes de Medicina, que explicam sobre a própria atuação profissional no SUS, por meio da disciplina de Integração em Saúde e Comunidade (IESC). Os leitores também podem conferir o passo a passo de como, quando e onde o cidadão pode buscar atendimento no SUS, em Brusque. Aos acadêmicos de Fisioterapia coube a missão de mostrar o papel da fisioterapia na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas físicas e intelectuais.  Por fim, os leitores podem conferir os materiais produzidos pelos estudantes de Educação Física, que apresentam a universidade, o esporte e o ambiente de trabalho como caminhos para a inclusão social.

Capa Revista II

2.ª edição - Perspectiva organizacional

Nesta edição, o investimento na saúde física e mental dos colaboradores é abordado pelos acadêmicos de Educação Física. Já o curso de Psicologia traz o tema produzir sem adoecer, enfatizando o que pode ser considerado qualidade de vida no trabalho. Aos acadêmicos de Fisioterapia coube a missão de falar sobre os primeiros socorros nas escolas, e aos de Medicina orientar sobre onde a população pode buscar ajuda no Sistema Único de Saúde, quando o assunto é Saúde Mental.

Capa Revista III

3.ª edição - Educação em saúde

Na 3.ª edição, o curso de Psicologia apresenta o tema “Quem cuida de quem cuida?”, relatando as intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, com foco na saúde mental dos profissionais de saúde do município. As tecnologias na Psicologia também são discutidas pelos estudantes nas reportagens sobre psicoterapia on-line, os impactos da educação na era digital, as novas relações laborais impostas pelo trabalho remoto e a psicologia organizacional. Nas páginas dedicadas ao curso de Medicina, os estudantes relatam as estratégias realizadas para a promoção da saúde integral na comunidade. A evolução das inovações na área da saúde e o futuro da profissão é o tema da matéria elaborada pelo curso de Fisioterapia. Já o curso de Educação Física apresenta o esporte como meio de transformação social, por meio das lutas corporais e da presença feminina no futebol e no futsal. A edição da revista termina com uma reflexão sobre o futuro do exercício físico e os exergames.

Capa Revista IV

4.ª edição - Mais movimento, menos limites

Nesta edição, logo nas primeiras páginas, o curso de Psicologia lança uma reflexão sobre saúde e docência com um relato sobre as intervenções realizadas com os professores da rede pública de ensino de Brusque. Já o curso de Medicina apresenta as estratégias aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde do município que, em 2024, focou na Saúde da Mulher. Com o relato de uma corredora de 80 anos, os estudantes de Fisioterapia revelam no texto, que é capa desta edição, a importância da fisioterapia para os idosos, permitindo que as pessoas com mais de 60 anos tenham uma vida de mais movimento e menos limites. Por fim, o curso de Educação Física aborda o incentivo à saúde e qualidade de vida entre os jovens e adultos, por meio das ações realizadas com os estudantes do Centro Educacional de Jovens e Adultos – CEJA de Brusque e com os alunos do Ensino Médio noturno, da Escola de Educação Básica Santa Terezinha.

Skip to content