Villa Renaux

PROJETOS DE PESQUISA

VEJA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO LOCAL
  • Modateca UNIFEBE: Implantação, registro, conservação e releitura de artefatos têxteis de Brusque e região

    PROJETO DE PESQUISA: Projeto de Pesquisa e Extensão Artigo 171
    ACADÊMICO:
    Yasmin Reis
    CURSO: Design de Moda
    RESUMO: Brusque é historicamente considerada um polo têxtil desde o século XIX, quando fundou a primeira indústria de tecidos planos e a primeira fiação do Estado de Santa Catarina, e a cidade continua sendo destaque no setor, porém com mais intensidade na indústria de pequeno e médio porte de confecção, com isso a necessidade passa a ser em pesquisa de desenvolvimento de produtos de vestuário para pronta entrega. Com a implantação da Modateca, a empresa poderá ter à disposição imagens antigas de peças do vestuário, a fim de realizar releituras, desenhos de padronagens e principalmente artefatos (peças de roupas antigas) para estudar modelagens, que atualmente é o setor com maior dificuldade dentro das confecções. O objetivo do projeto é implantar uma Modateca, afim de pesquisar e constituir um acervo sobre a História da Moda e do Têxtil em Brusque e região.

  • Teciteca Virtual: digitalização e ampliação do acervo para pesquisa de moda

    PROJETO DE PESQUISA:  Bolsa de Iniciação à Pesquisa Artigo 170
    ACADÊMICO: Andressa Guedert Pavesi
    CURSO:
    Design de Moda
    RESUMO:
    Teciteca é o conjunto de fontes, onde engloba artefatos, tecidos e revistas de moda, destinada às pesquisas científicas em moda. Este projeto teve início na UNIFEBE em 2008, e previa a organização e catalogação das amostras de tecidos do curso. Atualmente viu-se a necessidade de digitalizar o acervo, visto que o Laboratório do Curso de Design de Moda da UNIFEBE, onde estão armazenadas este acervo de substratos têxteis, tem recebido um amplo conjunto de fontes, englobando revistas, catálogos, Books de tendências e fotografias de moda. Sendo assim o objetivo dessa pesquisa é definir uma metodologia de catalogação virtual de acervos.

  • Museificação digital do patrimônio arquitetônico de Brusque

    PROJETO DE PESQUISA: Bolsa de Iniciação à Pesquisa Artigo 170
    ACADÊMICO: Ariele Mahara Marchi Freitas
    CURSO: Arquitetura e Urbanismo
    RESUMO: O presente projeto de pesquisa visa realizar um minucioso levantamento histórico e arquitetônico de imóveis com interesse de preservação em Brusque, com vistas a obter modelos digitais em três dimensões como estratégia de preservação do patrimônio arquitetônico da cidade, face à tendência de rápidas perdas deste inventário diante da pressão exercida pelas altas taxas de crescimento urbano, por volta de 6 a 7%, observadas nos últimos anos. A realidade aumentada, com base digital tridimensional, dessarte possibilita a guarda de informação e oportuniza os estudos de exemplares importantes e significativos para a história local.

  • A história do imigrante alemão Carlos Renaux contada a partir de fotografias

    PROJETO DE PESQUISA: Bolsa de Iniciação à Pesquisa Artigo 170
    ACADÊMICO: Lara Vantzen Kempfer
    CURSO: Publicidade e Propaganda
    RESUMO: A imigração alemã teve papel relevante no desenvolvimento de Santa Catarina, onde a elite econômica investiu no comércio e também na industria. Dentre eles, desponta o imigrante Carlos Renaux, fundador da primeira indústria têxtil de Brusque. O projeto se propõe a apresentar, com imagens e texto, a história de Carlos Renaux a partir da década de 1890. Trata-se de uma pesquisa histórica, descritiva, qualitativa e documental a partir de documentos e fotografias de empreendimentos e da família.

  • Museificação digital do patrimônio arquitetônico brusquense

    PROJETO DE PESQUISA: Bolsa de Iniciação à Pesquisa Artigo 170
    ACADÊMICO:
    Paloma Doabroski Lana
    CURSO:
    Arquitetura e Urbanismo
    RESUMO:
    O presente projeto de pesquisa visa realizar um minucioso levantamento histórico e arquitetônico de mobiliário, peças artísticas, decorativas, tapeçarias, luminárias, lustres e demais componentes de interiores contidos em edifícios com interesse de preservação em

    Brusque, com vistas a obter modelos digitais em três dimensões como estratégia de preservação do patrimônio de interiores da cidade, face à tendência de rápidas perdas deste inventário diante da pressão exercida pelas altas taxas de crescimento urbano, por volta de 6 a 7%, observadas nos últimos anos. A realidade aumentada, com base digital tridimensional, dessarte possibilita a guarda de informação e oportuniza os estudos de exemplares importantes e significativos para a história local.

  • Mapeamento da memória visual de Brusque: o registro fotográfico familiar e a construção da memória sociocultural e afetiva da cidade

    PROJETO DE PESQUISA: Bolsa de Iniciação à Pesquisa Artigo 170
    ACADÊMICO: Rodrigo Carretero Camargo de Oliveira
    CURSO: Design Gráfico
    RESUMO: A fotografia é um importante registro documental dos acontecimentos e personagens que marcam a história de uma cidade. Analisar esse conteúdo contribui para o entendimento do desenvolvimento e das transformações dos locais examinados além de possibilitar a sistematização e reflexão quanto à própria história da fotografia e, naturalmente, dos locais. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo as fotografias relacionadas às famílias que ajudam a contar a história da cidade de Brusque, sejam elas publicadas nos jornais da cidade, disponíveis em arquivo público ou no acervo profissional dos moradores. O objetivo é o de mapear esse registro fotográfico e contribuir para a sistematização da memória e a documentação visual da história da cidade. A pesquisa se caracteriza como documental com a realização do trabalho de campo no acervo do arquivo histórico do município onde serão mapeadas as fotografias em jornais e outros documentos; também serão levantadas fotografias do acervo pessoal das referidas famílias. O corpus de análise contemplará as edições disponíveis dos jornais do século XIX e início do século XX e outros documentos relacionados às famílias mais antigas e/ou mais importantes para o desenvolvimento local, que serão inicialmente mapeadas e depois serão selecionadas aquelas que farão parte do levantamento fotográfico e posterior análise. O resultado esperado com a pesquisa é o de constituir um banco de imagens online que ajude a traçar a linha histórica de desenvolvimento do município a partir dessas famílias e por meio da fotografia.

  • Os jardins da Villa Goucky: levantamento paisagístico da casa Cônsul Carlos Renaux

    PROJETO DE PESQUISA: Projeto de Pesquisa e Extensão Artigo 171
    ACADÊMICO: Pablo Reinert dos Santos
    CURSO: Arquitetura e Urbanismo
    RESUMO: Compreender a arte dos jardins e a arte de jardinar, no Brasil, também é uma das questões importante, não só para preservação da identidade cultural e sua diversidade, mas a totalidades dos conjuntos arquitetônico a serem preservados. Dentro do universo acadêmico onde cada oportunidade de pesquisa e aplicação de técnicas e/ou metodologias de levantamento de acervo arquitetônico, paisagístico entre outros, se tornam valiosas oportunidades para ampliação e rebatimento de conteúdo abordados em sala de aula. Assim este trabalho visa efetuar o levantamento paisagístico dos jardins e bosque da Residência do Consul Carlos Renaux, mais conhecida como “Villa Goucky (Villa Guta) ”, em homenagem à Maria Augusta, terceira esposa do Consul Carlos Renaux, construída em 1932, que também foi residência da historiadora Maria Luza (Bia) Renaux, Falecida em 1017. Elaborando um inventário completo as espécies vegetais utilizadas para formação dos jardins, classificando-as por características morfológicas, e quantificados, já em relação do bosque que circunda a residência será feito um registro das espécies arbóreas e arbustivas dentro do mesmo critério de adotado para jardins. Tendo ao final deste trabalho um catalogo das principais espécies vegetais que foram plantadas ao longo da existência da referida edificação que já tem o levantamento das edificações em processo final de levantamento, contribuindo para posterior tombamento de todo acervo da referida propriedade.

  • Museificação digital do patrimônio arquitetônico de Brusque

    PROJETO DE PESQUISA: Projeto de Pesquisa e Extensão Artigo 171
    ACADÊMICO:
    Paloma Doabroski Lana
    CURSO:
    Arquitetura e Urbanismo
    RESUMO:
    O presente projeto de pesquisa visa realizar um minucioso levantamento histórico e arquitetônico de imóveis com interesse de preservação em Brusque, com vistas a obter modelos digitais em três dimensões como estratégia de preservação do patrimônio arquitetônico da cidade, face à tendência de rápidas perdas deste inventário diante da pressão exercida pelas altas taxas de crescimento urbano, por volta de 6 a 7%, observadas nos últimos anos. A realidade aumentada, com base digital tridimensional, dessarte possibilita a guarda de informação e oportuniza os estudos de exemplares importantes e significativos para a história local.

  • A história do imigrante alemão Carlos Renaux contada a partir de documentos

    PROJETO DE PESQUISA: Projeto de Pesquisa e Extensão Artigo 171
    ACADÊMICO: Sara Helena Brand
    CURSO: Arquitetura e Urbanismo
    RESUMO: A imigração alemã teve papel relevante no desenvolvimento de Santa Catarina, onde a elite econômica investiu no comércio e também na indústria. Dentre eles, desponta o imigrante Carlos Renaux, fundador da primeira indústria têxtil de Brusque. O projeto se propõe a apresentar, com imagens e texto, a história de Carlos Renaux a partir da década de 1890. Trata-se de uma pesquisa histórica, descritiva, qualitativa e documental a partir de documentos de empreendimentos e da família.

  • Memória local e fotografia: mapeamento e registro do patrimônio material e imaterial das cidades a partir da fotografia

    PROJETO DE PESQUISA: Projeto de Pesquisa e Extensão Artigo 171
    ACADÊMICO: Gabriela Veríssimo Corrêa Silva
    CURSO: Direito
    RESUMO: A fotografia é um importante registro documental dos acontecimentos e personagens que marcam a história das cidades. Analisar esse conteúdo contribui para o entendimento do desenvolvimento e das transformações dos locais examinados além de possibilitar a sistematização e reflexão quanto à própria história da fotografia e, naturalmente, da memória e história local. Diante disso, esta pesquisa tem como objeto de estudo o mapeamento das fotografias que registram o patrimônio material e imaterial das cidades que se encontram no entorno da Unifebe bem como a produção e sistematização da memória visual atual nesses mesmo locais. O objetivo é o de mapear essas fotografias, os personagens, temas e cenários que retrataram ao longo desse período, as transformações sociais e culturais ocorridas nas cidades e registradas pelas lentes de seus moradores bem como de proceder ao registro e sistematização da memória atual a partir de produção fotográfica relacionada ao patrimônio histórico material e imaterial dessas cidades atualmente. Nesta primeira etapa de pesquisa, foi selecionada a cidade de Guabiruba e, posteriormente, o trabalho abrangerá as cidades de Brusque, Botuverá, Nova Trento e outras cidades circunvizinhas. A pesquisa se caracteriza como sendo de natureza documental com a realização do trabalho de campo para levantamento, coleta e produção das fotografias. O resultado esperado com a pesquisa é o de constituir um banco de imagens online que trace a linha histórica de desenvolvimento das cidades e oportunize o registro histórico local a partir da fotografia.

Skip to content