Science, chemistry and beaker with man in laboratory for research, dna and vaccine analysis. Medicine, pharmacy and innovation with expert and flask for medical, biotechnology and experiment Science, chemistry and beaker with man in laboratory for research, dna and vaccine analysis. Medicine, pharmacy and innovation with expert and flask for medical, biotechnology and experiment
Engenharia Química Bacharelado / Presencial
Conceito de curso 2022: 4,3
Guia da Faculdade 2023:
4,3
Conceito de curso
2022
Guia da Faculdade
2023

Extensão

adequação legislativa

Adequação Legislativa de Produtos Alimentícios

Será realizada uma pesquisa para identificar em qual resolução seu alimento se encaixa, compilando as partes que você deve tomar cuidado. Se necessário, entraremos em contato com os órgãos reguladores (ANVISA, MAPA, INMETRO...) para entregarmos o melhor serviço possível com maior precisão. O projeto é entregue em um relatório final com assinatura de um professor orientador.

adequação legislativa 2

Adequações Legislativas para produtos Químicos

Nosso serviço é personalizado de acordo com a sua necessidade. Ao entrar em contato vamos buscar entender mais do seu negócio e conhecer mais das substâncias químicas que você trabalha. Por fim, vamos entregar um relatório final completo das adequações legislativas do mercado atual, contando com a assinatura de um professor orientador.

analise-agua

Análise de água

O laboratório de Química da UNIFEBE oferece à comunidade o serviço de análise de água.

análise sensorial

Análise sensorial

A análise sensorial é realizada com base na percepção dos avaliadores e dos consumidores. Para isso, serão preparadas amostras de acordo com a metodologia que melhor se encaixa com o produto desejado. Por fim, o resultado é entregue em um relatório final com a assinatura de um professor orientador.

products

Desenvolvimento do Layout da Produção

O serviço é realizado através da análise do espaço físico onde estará localizada a produção. Após análise, é feito o estudo aprofundado do processo de produção bem como o mapeamento desse processo, assegurando que o layout ideal, de acordo com a realidade do cliente. Por fim, o projeto é entregue em um relatório final com a assinatura de um professor orientador.

vida útil

Diagnóstico para aumento de vida útil

Será realizado um diagnóstico para entender quais medidas podem ser tomadas para que a vida útil do produto aumente, de forma personalizada para cada caso. Por fim, será entregue um relatório assinado por um professor orientador com a garantia de que essas medidas ajudam no aumento da durabilidade, porém sem quantificar essa duração.

dimensionamento

Dimensionamento de Equipamento

O serviço é personalizado de acordo com a sua empresa e volume de produção. Ao entrar em contato, vamos entender sua necessidade e executar um projeto de acordo com ela. Por fim, o projeto é entregue em um relatório final com a assinatura de um professor orientador.

imagem4-1-900x480

Elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF)

Será realizada uma visita técnica ao local desejado para coletar informações necessárias e, então, elaborar o Manual juntamente com seus Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s), contemplando as regras referentes a higiene pessoal e saúde dos colaboradores, condições das instalações e equipamentos, higiene do ambiente, manejo de resíduos, controle de pragas e operações de processamento (recebimento, armazenamento, manipulação, distribuição, etc). Além do desenvolvimento do manual de BPF, faz-se também a atualização de um manual já existente.

etiqueta-tabela-nutricional

Elaboração de Tabela Nutricional

A tabela é elaborada por meio de um software que irá calcular todas as proporções necessárias com base na receita do produto adequando-o à legislação vigente do mesmo. O resultado é entregue em um relatório com a assinatura de um de nossos professores orientadores.

ficha de segurança

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)

Será solicitado dados de perigo, testes e dados do produto, para caracterizar o mesmo e o enquadrar quanto as classificações de perigos. Em seguida será desenvolvido todos os 16 tópicos do documento de acordo com os dados recebidos do produto. Por fim, será entregue o documento completo com todos os dados de acordo com a ANVISA, assinado por um professor orientador.

mapeamento

Mapeamento de Processos Industriais

Será feita uma visita técnica ao local de produção e serão realizadas entrevistas com os funcionários da empresa, com o intuito de entender melhor como é o processo e analisar os pontos críticos. Em seguida, é elaborada uma planilha de mapeamento contendo todas as informações coletadas. Assim, será estruturado um fluxograma da produção atual, no qual estarão contidos todos os processos mapeados na planilha de forma pontual e visual. Então, será realizado um Estudo e Processo, que facilita a análise de possíveis erros, sendo então estruturado um fluxograma otimizado e será indicado as falhas do processo atual. Por fim, o resultado é entregue em um relatório final contendo a assinatura de um professor orientador.

-MG-9188

Oficinas práticas

Para apresentar os processos de produção e simular o que pode ser realizado em escala industrial, o laboratório realiza oficinas de álcool em gel e sabonete líquido.

otimização de processos

Otimização de Processos

Será feito um escopo da otimização definindo exatamente o que será otimizado, seguido de uma análise e um estudo do processo para estudar como cada variável impacta no produto final. Por fim, o projeto é entregue em um relatório final com a assinatura de um professor orientador.

plano de gerenciamento

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

O documento e feito a partir de estudos do local onde será aplicado o PGRS. Com isso, planos de ações serão definidos para que seja obtido o menor impacto na natureza e para conscientizar os membros que fazem parte daquele meio. Por fim, o documento é entregue em formato de relatório final com a assinatura de um professor orientador.

pratica-forense2

Prática forense

No laboratório de Química, os acadêmicos conferem práticas do cotidiano do trabalho de peritos forenses, como: revelação de impressão digital em papel utilizando a sublimação do Iodo; extração do DNA da saliva, entre outras.

rotulagem nutricional

Rotulagem de Produtos Alimentícios

De acordo com o produto que você deseja comercializar, será feita uma análise teórica das legislações que regulamentam, elencando as principais informações para que possa ser adequado o rótulo. A tabela nutricional é feita nos três modelos pedidos no mercado: horizontal, vertical e linear. Por fim, o projeto é entregue em um relatório final com a assinatura de um professor orientador.

tratamento

Tratamento de Efluentes

Será realizada uma visita técnica para identificar a situação dos resíduos, e os processos que envolvem eles. Posteriormente será sugerido um sistema para o reaproveitamento/tratamento dos efluentes assim como os equipamentos e as técnicas recomendadas para a efetividade do serviço. Por fim, o projeto é entregue em um relatório final com a assinatura de um professor orientador.

  • Duração

    10 fases
  • Titulação

    Bacharel
  • Mensalidade

    Valor do crédito 2024: R$ 77,96
    Todas as disciplinas da 1ª fase:
    R$ 1.247,36 (16 créditos)
    As mensalidades sofrem reajuste anual
  • Horários

    Noturno
  • Atos regulatórios

    Autorização: Resolução CC nº. 04, de 05/11/2015
    Reconhecimento: Portaria MEC n°. 361, de 05/09/2023

Fale conosco

Tem interesse em saber mais sobre este ou outros cursos da UNIFEBE? Deixe aqui seus dados. Prometemos não enviar spam :)

Skip to content