notícias colégio
Notícias
17 de julho de 2008

1º Seminário de Empreendedorismo em Nova Trento

O curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, oferecido pela Unifebe – Centro Universitário de Brusque em Nova Trento, realizou o 1º Seminário de Empreendedorismo, na Sociedade Humaitá. O evento reuniu acadêmicos, professores, ex-alunos e a comunidade. A reitora, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein e a pró-reitora de ensino de graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino, prestigiaram o evento.  


Durante a abertura do seminário a reitora parabenizou os acadêmicos pelo belíssimo trabalho e destacou a importância do ensino indissociado da pesquisa e da extensão. “Nos motiva ver que nossos acadêmicos ao apresentar seus trabalhos à comunidade estão cumprindo com aquilo que nos propomos em nossa missão, que é a distribuição do conhecimento à comunidade”, ressaltou.  


Os participantes assistiram a palestra “Empreendedorismo no Brasil: oportunidades e dificuldades” ministrada pelo professor José Alvaro de Lima Cardoso,  que é doutor em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. José Alvaro é professor titular da Unifebe e atua principalmente nos temas: reestruturação produtiva, reforma no sistema de relações de trabalho, flexibilização, emprego e economia catarinense.  


Após a palestra os participantes puderam visitar os stands e conhecer os planos de negócios que foram elaborados pelos acadêmicos da 5ª fase durante o semestre letivo, na disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo profº José Carlos de Souza. “Os estudantes se empenharam para elaborar os planos de negócio e apresentaram excelentes trabalhos, com grande possibilidade de implantação. Foi então que surgiu a idéia de apresentarmos para a comunidade”, destacou o professor.  


Os planos de negócios foram desenvolvidos para diversos segmentos: eventos, confecção, calçadista, estofados, informática, transportes e entretenimento, além de uma casa de recuperação e repouso. O objetivo da atividade foi estimular o espírito empreendedor dos alunos e a proposta foi atingida, pois alguns dos projetos já estão sendo aplicados em empresas dos próprios acadêmicos.  


A estudante Nádia de Souza desenvolveu o projeto de uma Casa de Recuperação e Repouso com a colega Ana Carolini Ceccato. “Gostei muito de realizar esta atividade e acabei aproveitando para ampliar a pesquisa e desenvolver o meu Trabalho de Conclusão de Curso com o mesmo tema”, afirmou. O acadêmico Marcelo Dias aproveitou a atividade para viabilizar a implantação de uma nova unidade da empresa de transportes onde trabalha com Daiana Cucco, que o auxiliou na tarefa. “O plano de negócios nos orientou muito para colocar em prática o projeto de ampliação da empresa, agora utilizando as ferramentas necessárias vamos viabilizar a implantação”, resume Marcelo.   


Dona Maria Tomasi Battisti reuniu algumas amigas para ver o trabalho do filho Idolmar Battisti, que propôs uma empresa de facção para trabalhar com jeans. “É a primeira vez que eu acompanho um trabalho dele na faculdade. Percebemos que eles aprenderam muito com os projetos e nós gostamos de ver o resultado final” destacou.  


Os ex-alunos que estiveram presentes no evento também aprovaram a idéia. “O professor da disciplina está de parabéns pela iniciativa, é muito bom retornarmos e ver que o curso continua desenvolvendo trabalhos interessantes para os alunos e para a comunidade, que será a consumidora de muitos projetos que hoje são apresentados”, ressaltou Maika Fujihara. 


O curso de Gestão Empresarial foi oferecido pela primeira vez em Nova Trento em 2005, por solicitação da ACINT – Associação Comercial e Industrial de Nova Trento, como uma opção de acesso ao Ensino Superior para os empresários e trabalhadores do comércio que não tinham condições de estudar no campus da Unifebe em Brusque.


“A ACINT procura pessoas competentes e com talento e ao conhecer os planos de negócios que os alunos desenvolveram nós ficamos muito satisfeitos. O trabalho que a Unifebe está fazendo em Nova Trento está suprindo a nossa carência de profissionais com espírito empreendedor”, destacou o vice-presidente da ACINT, Irvandro Luiz Speranzini.


Mais informações sobre o 1º Seminário de Empreendedorismo ou sobre o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, com o coordenador do curso, George Luiz Bleyer Ferreira, através do telefone (47) 3211 7215 ou pelo e-mail gestaoempresarial@unifebe.edu.br.


 


Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lisiane Moraes

 

Postagens relacionadas

UNIFEBE prepara 2º Encontro de Egressos
Egresso

UNIFEBE prepara 2º Encontro de Egressos


26 de junho de 2015
Formação Docente e Currículo é tema de palestra no EDUB 2014

Formação Docente e Currículo é tema de palestra no EDUB 2014


09 de outubro de 2014
Unifebe amplia acervo da Biblioteca Acadêmica

Unifebe amplia acervo da Biblioteca Acadêmica


03 de agosto de 2006
Skip to content