notícias colégio
Notícias
17 de julho de 2008

1º Seminário de Empreendedorismo em Nova Trento

O curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, oferecido pela Unifebe – Centro Universitário de Brusque em Nova Trento, realizou o 1º Seminário de Empreendedorismo, na Sociedade Humaitá. O evento reuniu acadêmicos, professores, ex-alunos e a comunidade. A reitora, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, o vice-reitor, Antônio Carlos Schlindwein e a pró-reitora de ensino de graduação, Heloisa Maria Wichern Zunino, prestigiaram o evento.  


Durante a abertura do seminário a reitora parabenizou os acadêmicos pelo belíssimo trabalho e destacou a importância do ensino indissociado da pesquisa e da extensão. “Nos motiva ver que nossos acadêmicos ao apresentar seus trabalhos à comunidade estão cumprindo com aquilo que nos propomos em nossa missão, que é a distribuição do conhecimento à comunidade”, ressaltou.  


Os participantes assistiram a palestra “Empreendedorismo no Brasil: oportunidades e dificuldades” ministrada pelo professor José Alvaro de Lima Cardoso,  que é doutor em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. José Alvaro é professor titular da Unifebe e atua principalmente nos temas: reestruturação produtiva, reforma no sistema de relações de trabalho, flexibilização, emprego e economia catarinense.  


Após a palestra os participantes puderam visitar os stands e conhecer os planos de negócios que foram elaborados pelos acadêmicos da 5ª fase durante o semestre letivo, na disciplina de Empreendedorismo, ministrada pelo profº José Carlos de Souza. “Os estudantes se empenharam para elaborar os planos de negócio e apresentaram excelentes trabalhos, com grande possibilidade de implantação. Foi então que surgiu a idéia de apresentarmos para a comunidade”, destacou o professor.  


Os planos de negócios foram desenvolvidos para diversos segmentos: eventos, confecção, calçadista, estofados, informática, transportes e entretenimento, além de uma casa de recuperação e repouso. O objetivo da atividade foi estimular o espírito empreendedor dos alunos e a proposta foi atingida, pois alguns dos projetos já estão sendo aplicados em empresas dos próprios acadêmicos.  


A estudante Nádia de Souza desenvolveu o projeto de uma Casa de Recuperação e Repouso com a colega Ana Carolini Ceccato. “Gostei muito de realizar esta atividade e acabei aproveitando para ampliar a pesquisa e desenvolver o meu Trabalho de Conclusão de Curso com o mesmo tema”, afirmou. O acadêmico Marcelo Dias aproveitou a atividade para viabilizar a implantação de uma nova unidade da empresa de transportes onde trabalha com Daiana Cucco, que o auxiliou na tarefa. “O plano de negócios nos orientou muito para colocar em prática o projeto de ampliação da empresa, agora utilizando as ferramentas necessárias vamos viabilizar a implantação”, resume Marcelo.   


Dona Maria Tomasi Battisti reuniu algumas amigas para ver o trabalho do filho Idolmar Battisti, que propôs uma empresa de facção para trabalhar com jeans. “É a primeira vez que eu acompanho um trabalho dele na faculdade. Percebemos que eles aprenderam muito com os projetos e nós gostamos de ver o resultado final” destacou.  


Os ex-alunos que estiveram presentes no evento também aprovaram a idéia. “O professor da disciplina está de parabéns pela iniciativa, é muito bom retornarmos e ver que o curso continua desenvolvendo trabalhos interessantes para os alunos e para a comunidade, que será a consumidora de muitos projetos que hoje são apresentados”, ressaltou Maika Fujihara. 


O curso de Gestão Empresarial foi oferecido pela primeira vez em Nova Trento em 2005, por solicitação da ACINT – Associação Comercial e Industrial de Nova Trento, como uma opção de acesso ao Ensino Superior para os empresários e trabalhadores do comércio que não tinham condições de estudar no campus da Unifebe em Brusque.


“A ACINT procura pessoas competentes e com talento e ao conhecer os planos de negócios que os alunos desenvolveram nós ficamos muito satisfeitos. O trabalho que a Unifebe está fazendo em Nova Trento está suprindo a nossa carência de profissionais com espírito empreendedor”, destacou o vice-presidente da ACINT, Irvandro Luiz Speranzini.


Mais informações sobre o 1º Seminário de Empreendedorismo ou sobre o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial, com o coordenador do curso, George Luiz Bleyer Ferreira, através do telefone (47) 3211 7215 ou pelo e-mail gestaoempresarial@unifebe.edu.br.


 


Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lisiane Moraes

 

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE visitam o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque
Educação Física

Acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE visitam o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque


18 de março de 2022
1º Termo Aditivo ao  Edital Unifebe nº. 13/11 – 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar 2011/2

1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 13/11 – 1ª Seleção de Alunos pelo Histórico Escolar 2011/2


29 de junho de 2011
RELAÇÃO DOS ACADÊMICOS CLASSIFICADOS PARA BOLSA DE ESTUDO DO ART.170 – 2008/2

RELAÇÃO DOS ACADÊMICOS CLASSIFICADOS PARA BOLSA DE ESTUDO DO ART.170 – 2008/2


15 de setembro de 2008
Skip to content