28 de setembro de 2010

Semana de Contábeis começa amanhã

O curso de Ciências Contábeis da Unifebe – Centro Universitário de Brusque promove a partir de amanhã, 29 de setembro, uma série de palestras para que acadêmicos e comunidade discutam temas atuais da área.

De acordo com o coordenador do curso, professor Roberto Carlos Klann, os alunos foram responsáveis pela organização do evento, que segue até 1º de outubro, no Anfiteatro da Unifebe.

Klann ressalta que a Semana de Contábeis (Secont) conta com o apoio do Sindicato dos Contabilistas, de escritórios e empresas da região. "Somente com a ajuda deles conseguimos viabilizar o evento", destaca.

Sobre os palestrantes convidados Klann ressalta que todos os anos o objetivo é trazer pessoas que falem sobre temas do momento. "Gostamos de convidar também um profissional de fora para termos outra visão da Contabilidade para o curso. Este ano teremos o professor Fábio Frezatti (ver programação) que é um dos maiores pesquisadores da área no Brasil. A expectativa é grande em relação a sua palestra", declara.

"Na noite de abertura teremos o professor Manfredo Krieck, que atua em cursos de pós-graduação e tem uma empresa de auditoria conhecida na região. E na segunda noite teremos o contador, Sylmo Anderson da Silva, de Florianópolis, o qual foi indicado pelo Sindicato dos Contabilistas", revela.

Expectativa de público
O coordenador destaca que a palestra é aberta ao público e que são esperados profissionais da área, que atuam em toda a região. "A Secont é uma oportunidade do acadêmico e da comunidade onde a Unifebe está inserida, se interarem. É o momento de vermos o que se espera de um contador e dos futuros profissionais", frisa.
Após a palestra de sexta-feira os alunos de todas as turmas do curso de Ciências Contábeis se reunirão na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), para encerrar o evento. "Até ano passado fazíamos um jantar, mas este ano resolvemos promover um coquetel. O custo para cada aluno é de R$ 10, já que a bebida é subsidiada pelos professores", ressaltou.

Serviço:
O que? Semana de Contábeis
Quando? De 29 de setembro a 1º de outubro
Local: Anfiteatro do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), na rua Manoel Tavares, 52, Centro – Brusque/SC
Horário: A partir das 19h
Ingresso: Um quilo de alimento não perecível

Programação:
29 de setembro: Palestra "Convergência das Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Contábeis Internacionais", com Manfredo Krieck;

30 de setembro: Palestra "Terceiro Setor – Visão Contábil e Tributária", com Sylmo Anderson da Silva;

1º de outubro: Palestra "Da Contabilidade para o Controle Gerencial nas Organizações: um grande desafio contemporâneo", ministrada por Fábio Frezatti.

Fique por dentro – Quem são os palestrantes:

• Manfredo Krieck: nasceu em Lontras (SC). É sócio fundador e atua como diretor presidente da ACTUS Auditores Independentes S/S e da LEARNED Consultores Associados. Acadêmico Titular Fundador da Academia Catarinense de Ciências Contábeis. Atua a mais de 40 anos como Auditor. Graduado em Ciências Contábeis, Economia e Administração. Pós-graduado em Ciências Contábeis e Auditoria e Mestre em Administração Moderna de Negócios. Conferencista e palestrante nas áreas de Auditoria, Gestão e Planejamento Tributário, Administração Pública, Contabilidade e Gestão Empresarial. Ministra cursos de pós-graduação, preferencialmente nas áreas contábil-financeira, tributária, auditoria e perícia. em instituições de ensino superior em diversos estados. Autor do livro Custos e Preços Sugeridos de Venda, em parceria com o também professor e auditor José Reinaldo Theiss.

• Sylmo Anderson da Silva: Contador, empresário contábil, professor, atuante no terceiro setor desde 1990 efetuando a contabilidade de organizações religiosas, partidos políticos, associações e fundações, e participando efetivamente na diretoria de diversas instituições.

• Fábio Frezatti: Instrutor de cursos sobre projeção de fluxo de caixa, cash management, project management, custos e orçamentos, finanças para não financeiros e valor da empresa. Atua em consultorias e treinamento empresarial. Graduado em Administração de Empresas, mestre em Administração de Empresas e doutor em Contabilidade e Controladoria, todos pela FEA USP. Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA USP desde 1997. Participa do conselho editorial de diversos periódicos e possui mais de 40 artigos publicados em revistas científicas nacionais internacionais e cerca de 50 trabalhos registrados em anais de congressos nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Itália, França, Tailândia, Argentina, África do Sul, Bélgica, Canadá, Turquia, México, Holanda, Finlândia e Brasil. Foi executivo Financeiro de diversas empresas, ocupando posições de supervisão, gerência e diretoria. É autor de diversos livros.

Texto: Thayse Helena Machado

Semana de Contabilidade da Unifebe começa amanhã

25 de setembro de 2007
UNIFEBE e Universidade Politécnica da Flórida assinam acordo de cooperação internacional