28 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmica de Design de Moda da UNIFEBE é semifinalista de concurso internacional de ateliê francês de alta costura

Rizia Santos Barbosa representará a instituição na próxima etapa em São Paulo

A acadêmica de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Rizia Santos Barbosa, é uma das semifinalistas do concurso internacional promovido pela Maison francesa de alta costura, Pierre Cardin. A Young Designers Contents 2023 desafiou os concluintes dos cursos de Moda de diversas universidades espalhadas pelo Brasil para desenvolver croquis, que pudessem reinterpretar de maneira pessoal o estilo único de Pierre Cardin.

A visão futurista, as linhas geométricas e o uso de materiais e tecidos sustentáveis foram alguns dos critérios analisados pela comissão avaliadora do croqui feminino, enviado pela estudante da UNIFEBE. Rizia, que descobriu o concurso pelo perfil da marca no Instagram, ficou sem acreditar com o primeiro resultado. “Sempre gostei de explorar o lado criativo e conceitual no desenvolvimento das peças e me identifico com o trabalho de Pierre Cardin. Saber que passei para semifinal com o meu projeto criativo foi gratificante. A expectativa agora é conseguir vencer o concurso e ir fazer o estágio em Paris”, comemora Rizia.

No próximo dia 8 de maio, Rizia participará de um workshop, em São Paulo, onde serão anunciados os finalistas da competição. De lá, dez estudantes serão convidados para prestigiar, com seus coordenadores, o desfile apresentado por Pierre Cardin em sua última coleção de Paris. “Estamos muito felizes com o resultado e esperançosos com o que está por vir. A colocação da Rizia em um concurso internacional evidencia o potencial dos nossos estudantes e legitima o nosso curso como referência em todo Brasil. Só a experiência e a oportunidade de vivenciar essas etapas, com toda certeza, já transformaram a carreira dela”, evidencia a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

O resultado do Pierre Cardin Young Designers Contest – 2023 será anunciado pelo presidente da Maison em Paris, Rodrigo Basilicati Cardin. O vencedor do concurso internacional será convidado para estagiar de dois a três meses, diretamente com o time de design da Maison Pierre Cardin, em Paris.

O look criativo

Para o desenvolvimento do croqui, a acadêmica traçou duas linhas criativas, que abordam o questionamento “Existe vida em Marte? ”. No primeiro conceito, a ideia foi trazer para o croqui, o Space Oddity, abordado pelo cantor David Bowie em sua música. A proposta foi apresentada em um blazer de alfaiataria, com modelagem assimétrica e oversized, com forro colorido na manga. Para a base do look, a estudante desenhou um macacão strapless com poá, buscando trazer para a peça, a estranheza que o cantor trata na canção.

Já na segunda linha, a acadêmica procura retratar a corrida espacial que vem sendo disputada entre Elon Musk e Richard Branson. Diante do plano do bilionário Musk, de colonizar Marte, Rizia traçou o conceito de o ser humano ser uma espécie multiplanetária, dividindo a vida no planeta vermelho com outras espécies. A personificação é retratada em linhas mais retas, desenvolvido em tecido plano, trazendo a ideia espacial para o look.

Para a confecção do look, a estudante propõe a utilização de sarja 100% algodão para o blazer oversized, visto que o Brasil tem a maior produtividade em algodão do mundo, quando considerada a produção em sequeiro. E para a base do look escolheu a poliamida biodegradável, que possui uma decomposição mais rápida, reduzindo o impacto ambiental.

UNIFEBE participa do 1ª Feirão de Empregos da Prefeitura de Brusque

15 de setembro de 2014