notícias colégio
Notícias
28 de abril de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmica de Design de Moda da UNIFEBE é semifinalista de concurso internacional de ateliê francês de alta costura

Rizia Santos Barbosa representará a instituição na próxima etapa em São Paulo

A acadêmica de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Rizia Santos Barbosa, é uma das semifinalistas do concurso internacional promovido pela Maison francesa de alta costura, Pierre Cardin. A Young Designers Contents 2023 desafiou os concluintes dos cursos de Moda de diversas universidades espalhadas pelo Brasil para desenvolver croquis, que pudessem reinterpretar de maneira pessoal o estilo único de Pierre Cardin.

 

 

 

A visão futurista, as linhas geométricas e o uso de materiais e tecidos sustentáveis foram alguns dos critérios analisados pela comissão avaliadora do croqui feminino, enviado pela estudante da UNIFEBE. Rizia, que descobriu o concurso pelo perfil da marca no Instagram, ficou sem acreditar com o primeiro resultado. “Sempre gostei de explorar o lado criativo e conceitual no desenvolvimento das peças e me identifico com o trabalho de Pierre Cardin. Saber que passei para semifinal com o meu projeto criativo foi gratificante. A expectativa agora é conseguir vencer o concurso e ir fazer o estágio em Paris”, comemora Rizia.

No próximo dia 8 de maio, Rizia participará de um workshop, em São Paulo, onde serão anunciados os finalistas da competição. De lá, dez estudantes serão convidados para prestigiar, com seus coordenadores, o desfile apresentado por Pierre Cardin em sua última coleção de Paris. “Estamos muito felizes com o resultado e esperançosos com o que está por vir. A colocação da Rizia em um concurso internacional evidencia o potencial dos nossos estudantes e legitima o nosso curso como referência em todo Brasil. Só a experiência e a oportunidade de vivenciar essas etapas, com toda certeza, já transformaram a carreira dela”, evidencia a coordenadora do curso de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa.

O resultado do Pierre Cardin Young Designers Contest – 2023 será anunciado pelo presidente da Maison em Paris, Rodrigo Basilicati Cardin. O vencedor do concurso internacional será convidado para estagiar de dois a três meses, diretamente com o time de design da Maison Pierre Cardin, em Paris.

O look criativo

Para o desenvolvimento do croqui, a acadêmica traçou duas linhas criativas, que abordam o questionamento “Existe vida em Marte? ”. No primeiro conceito, a ideia foi trazer para o croqui, o Space Oddity, abordado pelo cantor David Bowie em sua música. A proposta foi apresentada em um blazer de alfaiataria, com modelagem assimétrica e oversized, com forro colorido na manga. Para a base do look, a estudante desenhou um macacão strapless com poá, buscando trazer para a peça, a estranheza que o cantor trata na canção.

Já na segunda linha, a acadêmica procura retratar a corrida espacial que vem sendo disputada entre Elon Musk e Richard Branson. Diante do plano do bilionário Musk, de colonizar Marte, Rizia traçou o conceito de o ser humano ser uma espécie multiplanetária, dividindo a vida no planeta vermelho com outras espécies. A personificação é retratada em linhas mais retas, desenvolvido em tecido plano, trazendo a ideia espacial para o look.

Para a confecção do look, a estudante propõe a utilização de sarja 100% algodão para o blazer oversized, visto que o Brasil tem a maior produtividade em algodão do mundo, quando considerada a produção em sequeiro. E para a base do look escolheu a poliamida biodegradável, que possui uma decomposição mais rápida, reduzindo o impacto ambiental.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE participa do 1ª Feirão de Empregos da Prefeitura de Brusque

UNIFEBE participa do 1ª Feirão de Empregos da Prefeitura de Brusque


15 de setembro de 2014
Revista Mundo da Publicidade desenvolve edição especial de Dia da Mulher
Publicidade e Propaganda

Revista Mundo da Publicidade desenvolve edição especial de Dia da Mulher


30 de março de 2021
Au revoir, Brasil! Alunas do EuroFashion chegam à Europa

Au revoir, Brasil! Alunas do EuroFashion chegam à Europa


20 de outubro de 2014
Skip to content