25 de abril de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmica e professor da UNIFEBE tem artigo publicado em revista científica internacional

Publicação destaca pesquisa realizada sobre estilos de ensino utilizados na Educação Física

A acadêmica Vanessa Aline Boing, bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), teve um artigo publicado na revista da Universidade Nacional de La Plata, da Argentina. O artigo “Crenças sobre os estilos de ensino de futuros treinadores: um estudo na formação inicial em Educação Física” ganhou destaque na publicação argentina e foi escrito em conjunto com o professor Leonardo Ristow, do curso de Educação Física.

A publicação apresenta uma pesquisa quantitativa, que coletou dados sobre as crenças dos professores acerca de seus estilos de ensino utilizados na Educação Física. Ao todo, 42 futuros treinadores foram entrevistados. De acordo com o professor Ristow, os resultados revelaram que o estilo de ensino prático (tecnicista) foi o mais utilizado entre todos os participantes. “Por meio da pesquisa, chegamos à conclusão de que os futuros treinadores investigados apresentaram crenças mais voltadas ao estilo tradicional e que ao iniciarem o curso de graduação, possuem crenças preestabelecidas por experiências passadas, que podem influenciar na escolha da profissão e nas decisões durante a formação inicial”, explica.

O professor ainda reforça que por esse motivo, os cursos de formação inicial em Educação Física necessitam garantir aos futuros professores uma formação que estimule o desenvolvimento, tanto de perspectivas positivas quanto de aspectos específicos da atuação e elementos da profissionalidade que caracterizam o fazer docente. “Elaborei o pré-projeto que foi escolhido pela Vanessa, que é acadêmica de Ciências Contábeis. Isso demonstra o quanto a interdisciplinaridade está presente no artigo, já que a análise dos dados coletados foi utilizada devido aos conhecimentos dela em estatística”, detalha o professor Ristow.

De acordo com Vanessa, a escrita do artigo e a coleta dos dados foi desafiante, já que não atua na área da Educação Física. “Com a orientação do professor Leonardo e as leituras indicadas por ele, aos poucos fui me familiarizando ao tema e conseguindo desenvolver a pesquisa. Foi uma surpresa quando soube da publicação na revista, foi algo que me deixou muito feliz”, revela a acadêmica.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, destaca que o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) incentiva o estudante a valorizar as oportunidades propostas pela universidade. “A pesquisa e a extensão estimulam a capacidade criativa do acadêmica e colaboram para o avanço da ciência e do desenvolvimento local e regional”, conclui Rafaela.

A pesquisa “Crenças sobre os estilos de ensino de futuros treinadores: um estudo na formação inicial em Educação Física”, foi publicada na edição de nº 1, da Revista Educación Física y Ciencia. O periódico da Universidade Nacional de La Plata é conceito B1 na CAPES, com abordagem em pesquisas científicas ligadas à área da Educação, Educação Física, Medicina II e Filosofia.

Prefeitura de Guabiruba firma parceria com UNIFEBE para o desenvolvimento dos trajes da realeza da Festa da Integração
Universidade Comunitária

24 de fevereiro de 2022
UNIFEBE seleciona voluntários para receber intercambistas