Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann, o projeto representa a essência da formação pedagógica, aliando teoria, prática e consciência social.
“As acadêmicas demonstraram criatividade e sensibilidade ao desenvolverem materiais sustentáveis que promovem a alfabetização. Essas práticas contribuem para a formação de futuras pedagogas comprometidas com uma educação inovadora, inclusiva e responsável”, descreve.
Experiências sustentáveis
A possibilidade de desenvolver um projeto unindo a sustentabilidade e a alfabetização foi marcante para a acadêmica Mônica Mota Costa. Para o trabalho, além do letramento, a iniciativa elaborada pelo grupo da acadêmica visou contemplar a coordenação motora, imaginação e demais elementos do desenvolvimento infantil.
“A nossa proposta consistiu na criação de fichas técnicas e jogos educativos, elaborados com base nos princípios da Educação Infantil e nos direitos de aprendizagem previstos pela BNCC. Um dos diferenciais do projeto foi o reaproveitamento de materiais recicláveis na construção dos jogos, o que nos fez refletir sobre a sustentabilidade e a criatividade no contexto pedagógico”, indica.