notícias colégio
Notícias
16 de julho de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicas da UNIFEBE desenvolvem materiais pedagógicos com recursos sustentáveis

Desenvolvimento de habilidades práticas foi realizada com a 1.ª fase

O Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI), desenvolvido com acadêmicos do curso de Pedagogia da UNIFEBE, possibilitou o desenvolvimento de materiais pedagógicos feitos de materiais sustentáveis. A atividade de integração de conhecimentos das diversas áreas do saber é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e teve como foco os materiais que estimulassem o processo de alfabetização.
De acordo com a professora Fabiana Boos Vásquez, além da integração de conhecimento, a atividade serviu para estimular a criatividade e a reflexão sobre a sustentabilidade. Durante a iniciativa, as acadêmicas também tiveram a oportunidade de desenvolver pesquisas bibliográficas e entrevistas sobre o tema, característica destacada pela professora.
“A criação dos jogos mostrou-se uma experiência significativa, fazendo com que as acadêmicas compreendessem o valor da ligação entre a vivência prática e o embasamento teórico”, avalia. “A criatividade ao desenvolver os materiais pedagógicos reforça qualidades inerentes a um profissional da pedagogia, que são desenvolvidas ao longo do curso e consolidadas na prática pedagógica”, afirma.

Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Eliane Kormann, o projeto representa a essência da formação pedagógica, aliando teoria, prática e consciência social.

“As acadêmicas demonstraram criatividade e sensibilidade ao desenvolverem materiais sustentáveis que promovem a alfabetização. Essas práticas contribuem para a formação de futuras pedagogas comprometidas com uma educação inovadora, inclusiva e responsável”, descreve.

Experiências sustentáveis
A possibilidade de desenvolver um projeto unindo a sustentabilidade e a alfabetização foi marcante para a acadêmica Mônica Mota Costa. Para o trabalho, além do letramento, a iniciativa elaborada pelo grupo da acadêmica visou contemplar a coordenação motora, imaginação e demais elementos do desenvolvimento infantil.
“A nossa proposta consistiu na criação de fichas técnicas e jogos educativos, elaborados com base nos princípios da Educação Infantil e nos direitos de aprendizagem previstos pela BNCC. Um dos diferenciais do projeto foi o reaproveitamento de materiais recicláveis na construção dos jogos, o que nos fez refletir sobre a sustentabilidade e a criatividade no contexto pedagógico”, indica.

Conforme as estudantes, a vivência possibilitou uma compreensão mais completa sobre o planejamento pedagógico e a rotina escolar, além de auxiliar no desenvolvimento da comunicação e didática para a exposição da proposta.
A colega Fátima Maria Merizio destaca a possibilidade de reaproveitar itens como rolos de papel, caixas de papelão, tampinhas e tecidos para a criação de jogos. Ela acredita que, o formato, com uma abordagem estruturada e interdisciplinar, colaborou com o desenvolvimento de uma prática consciente, sustentável e acessível.
“Foi uma experiência que integrou teoria e prática de forma muito significativa. Trabalhar em equipe com colegas também ampliou minha visão sobre a educação e fortaleceu a minha capacidade de pensar soluções inovadoras para a sala de aula”, afirma a acadêmica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Confira os aprovados na Seleção pelo Histórico e no Enem

Confira os aprovados na Seleção pelo Histórico e no Enem


04 de fevereiro de 2014
Início das aulas em São João Batista é comemorado com atividade
Egresso

Início das aulas em São João Batista é comemorado com atividade


02 de abril de 2009
Unifebe representa a América Latina em Congresso na Hungria

Unifebe representa a América Latina em Congresso na Hungria


29 de agosto de 2006
Skip to content