19 de janeiro de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicas de Pedagogia participam de oficina de Robótica Educacional

Atividade fez com que estudantes desenvolvessem diversas competências

O curso de Pedagogia da UNIFEBE realizou oficinas de Robótica Educacional, nas quais a principal proposta foi a formação em Robótica e Pensamento Computacional das acadêmicas. Essa proposta está diretamente relacionada a “cultura maker”, que tem como conceito principal a tese de que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano é considerada um elemento fundamental no contexto educacional.

O projeto foi elaborado em parceria com os professores Júlio Cesar Frantz e Milton Augusto Pinotti dos cursos de Engenharia da instituição. “Nos últimos anos, o estudo da robótica tem despertado o interesse de educadores e pesquisadores, sendo classificado como um valoroso recurso a ser aplicado para o desenvolvimento cognitivo e habilidades sociais de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio”, ressalta o professor Júlio.

Coordenadora do curso, a professora Eliane Kormann, destaca que a formação em cultura digital e a construção de um pensamento científico, crítico e criativo, são competências trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo compatíveis com a proposta de resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. “Esse tipo de abordagem já faz parte da prática pedagógica nas redes de ensino nas quais crianças e jovens estão inseridos nessa abordagem. Por isso, há a necessidade do curso construir essa competência na formação dos futuros pedagogos”, aponta a professora Eliane.

As acadêmicas construíram maquetes utilizando-se do Arduino, uma plataforma de hardware open source, projetada sobre um microcontrolador que tem o funcionamento semelhante a um computador. Dessa forma, o Arduino pode ser programado permitindo a elaboração de projetos com um conhecimento mínimo ou até mesmo nulo de eletrônica. Elas aprenderam a instalar e acender luzes de led nas maquetes, além de descobrirem como programá-las.

A robótica faz parte das aulas de Ciências Humanas II (Geografia), uma das disciplinas do curso. Conforme o professor Marcelo Noldin, essa experiência trouxe uma proposta diferente para o ensino-aprendizagem com as acadêmicas. “A oficina evidenciou a importância do trabalho em equipe, da resolução de problemas e do protagonismo do estudante durante a construção do conhecimento. Foi uma vivência de grande valia para o uso da tecnologia e promoção da interdisciplinaridade”, ressalta.

De acordo com a acadêmica Alicia Falcão Gartner, a partir das aulas práticas da oficina foi possível compreender melhor os conceitos teóricos. “Essas aulas nos trouxeram grandes aprendizados, pois tivemos que trabalhar bastante em equipe. Acredito que aprendemos bastante a base da elétrica e da robótica com a parte tecnológica, para trabalhar com alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Penso que devemos nos aprofundar ainda mais no assunto para trabalhar com as crianças de forma leve e lúdica”, conclui.

Lar Menino Deus promove rifa para arrecadar fundos

25 de novembro de 2014
Feira do Cervejeiro da UNIFEBE fomenta setor na região

Feira do Cervejeiro da UNIFEBE fomenta setor na região