O Arduino é uma placa que possibilita a realização de projetos eletrônicos de uma forma bem mais simples. Esse circuito eletrônico permite diversos tipos de programação, inclusive de robôs e vem sendo muito utilizado em robótica educacional. Por esse motivo, acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE participaram de uma oficina com o professor Julio Cesar Frantz, do curso de Engenharia Mecânica, sobre como utilizar essa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
De acordo com o professor Julio, cada vez mais são necessárias ferramentas de ensino que proporcionem o protagonismo da criança e a interatividade com o conhecimento, construindo uma nova relação pedagógica entre professor e aluno. “Para que isso seja possível é importante promover espaços de aprendizagem que possibilitem uma interatividade com as tecnologias digitais. Além disso, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca as atribuições para as tecnologias digitais e a necessidade de compreendê-las para planejar um currículo que aborde essas competências”, sustenta o professor.
Ao todo, foram realizadas quatro oficinas com programação em Arduino que foram planejadas desde um nível de dificuldade do iniciante até o avançado. No início, foram desenvolvidas oficinas com automação de LEDs, simulando o controle de iluminação, ligando e desligando lâmpadas e em seguida, realizando o controle inteligente com sensores, o objetivo foi demonstrar a iluminação inteligente, uma tecnologia que estará cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas.
Em seguida foram aplicados conceitos de energias renováveis, programando um sistema com Arduino e painel fotovoltaico para alimentação de uma casa, o uso de um robô autônomo com programação de sensores ultrassônicos e, por fim, uma horta inteligente com a programação de sensor de umidade e uma minibomba d’água.
Ainda conforme o professor Julio, a robótica educacional vem ganhando espaço por promover interdisciplinaridade, um dos elementos-chave dos processos educativos, bem como o Arduino, por ser um dispositivo de baixo custo, eficaz e de fácil programação. “Para que isso se torne realidade precisamos que os discentes estejam capacitados, tenham o conhecimento necessário para operacionalizar estes espaços. Por esse motivo, este projeto foi montado, para capacitá-los a atuar nas escolas que já possuem a robótica educacional inserida no seu currículo”, explica.
A acadêmica Poliana Caroline dos Santos, da 2ª fase, elogia a oficina e considera que a oficina foi um momento enriquecedor em sua formação. “É muito importante termos esse conhecimento, já que em um futuro próximo essas tecnologias estarão em todas as escolas e poderemos aplicar esses conceitos de várias formas com os alunos”, garante a estudante.