15 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicas de Pedagogia participam de oficina sobre uso de nova tecnologia como ferramenta de ensino

Plataforma Arduino vem ganhando cada vez mais espaço na robótica educacional

O Arduino é uma placa que possibilita a realização de projetos eletrônicos de uma forma bem mais simples. Esse circuito eletrônico permite diversos tipos de programação, inclusive de robôs e vem sendo muito utilizado em robótica educacional. Por esse motivo, acadêmicas de Pedagogia da UNIFEBE participaram de uma oficina com o professor Julio Cesar Frantz, do curso de Engenharia Mecânica, sobre como utilizar essa tecnologia no processo de ensino-aprendizagem das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

De acordo com o professor Julio, cada vez mais são necessárias ferramentas de ensino que proporcionem o protagonismo da criança e a interatividade com o conhecimento, construindo uma nova relação pedagógica entre professor e aluno. “Para que isso seja possível é importante promover espaços de aprendizagem que possibilitem uma interatividade com as tecnologias digitais. Além disso, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca as atribuições para as tecnologias digitais e a necessidade de compreendê-las para planejar um currículo que aborde essas competências”, sustenta o professor.

Ao todo, foram realizadas quatro oficinas com programação em Arduino que foram planejadas desde um nível de dificuldade do iniciante até o avançado. No início, foram desenvolvidas oficinas com automação de LEDs, simulando o controle de iluminação, ligando e desligando lâmpadas e em seguida, realizando o controle inteligente com sensores, o objetivo foi demonstrar a iluminação inteligente, uma tecnologia que estará cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas.

Em seguida foram aplicados conceitos de energias renováveis, programando um sistema com Arduino e painel fotovoltaico para alimentação de uma casa, o uso de um robô autônomo com programação de sensores ultrassônicos e, por fim, uma horta inteligente com a programação de sensor de umidade e uma minibomba d’água.

Ainda conforme o professor Julio, a robótica educacional vem ganhando espaço por promover interdisciplinaridade, um dos elementos-chave dos processos educativos, bem como o Arduino, por ser um dispositivo de baixo custo, eficaz e de fácil programação. “Para que isso se torne realidade precisamos que os discentes estejam capacitados, tenham o conhecimento necessário para operacionalizar estes espaços. Por esse motivo, este projeto foi montado, para capacitá-los a atuar nas escolas que já possuem a robótica educacional inserida no seu currículo”, explica.

A acadêmica Poliana Caroline dos Santos, da 2ª fase, elogia a oficina e considera que a oficina foi um momento enriquecedor em sua formação. “É muito importante termos esse conhecimento, já que em um futuro próximo essas tecnologias estarão em todas as escolas e poderemos aplicar esses conceitos de várias formas com os alunos”, garante a estudante.

Colorido e perfume das flores invadem campus Santa Terezinha

04 de novembro de 2011
Diretora da FAPESC visita a Unifebe

17 de março de 2008