notícias colégio
Notícias
28 de junho de 2018
por: Daiane Benso
Assessoria de Comunicação Social UNIFEBE

Acadêmicos apresentam projetos para melhorar a segurança de estabelecimentos

Atividade foi realizada em parceria com a PM de Brusque no curso de Arquitetura e Urbanismo

Em parceria com a Polícia Militar (PM) de Brusque, o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE desenvolveu um projeto que visa sensibilizar os acadêmicos sobre a importância do seu trabalho para melhorar a segurança de espaços públicos e de estabelecimentos comerciais do município.

No começo do semestre, o subcomandante do 18º batalhão da PM de Brusque, major Heintje Heerdt palestrou na Instituição e apresentou exemplos de como os projetos arquitetônicos influenciam na segurança. Após isso, em grupos, os estudantes da 8ª fase do curso foram desafiados a criar projetos de revitalização para um espaço público – a praça da Cidadania – e dois estabelecimentos comerciais – uma lotérica e um posto de combustível.

O resultado deste trabalho foi apresentado ao major e ao professor responsável pelo projeto, Francisco Alberto Skorupa, na terça-feira, 26 de junho.

Conforme Heerdt, a PM tem a preocupação de diminuir as chances dos crimes: furtos, roubos, assaltos.

— Às vezes o ambiente favorece o crime, ainda mais no Brasil, onde muitas pessoas constroem sem planejamento.  O arquiteto é o profissional desta área e precisa se sensibilizar de que seus projetos influenciarão a segurança do seu cliente, e por isso devem ter preocupação ao elaborar seus planos — destaca o major.

Segundo ele, os estabelecimentos comerciais, revitalizados pelos acadêmicos, já foram vítimas de assalto e a praça é um local que necessita de mais segurança.

— Achei as propostas dos estudantes da UNIFEBE muito válidas, inclusive quero levar ao comando do batalhão o projeto de revitalização da praça da Cidadania para tentar sensibilizar o poder público municipal para fazer melhorias no local — enfatiza.

Teoria e prática

O professor Skorupa enfatiza que a atividade fez com que os acadêmicos pudessem aliar teoria e prática e pensar melhor no uso do espaço público. De acordo com ele, os diagnósticos foram adequados e levaram em consideração as dicas repassadas pela PM.

Para o coordenador do curso, Marcelius Aguiar, a apresentação dos projetos encerra com chave de ouro o semestre.

— Os resultados apresentados foram bons e demonstram que o profissional de Arquitetura e Urbanismo pensa no planejamento como um todo, e neste caso específico, de como o layout interno de uma construção pode inibir futuros furtos — salienta.

A acadêmica Lenara Brogni, 22, trabalhou no projeto de revitalização da praça da Cidadania. Ela conta que o projeto buscou ampliar a visão do local para que as pessoas tivessem mais segurança estando lá.

— Essa atividade foi muito importante. Tivemos a oportunidade de projetar um lugar seguro, esteticamente bonito e que também as pessoas queiram ficar — ressalta Lenara.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicas de Pedagogia participam de palestra sobre Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pedagogia

Acadêmicas de Pedagogia participam de palestra sobre Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental


21 de março de 2023
Otto Nogami ministra aula em curso da pós-graduação

Otto Nogami ministra aula em curso da pós-graduação


11 de março de 2013
Visita técnica aproxima acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE de atividades de academia especializada em musculação funcional
Educação Física

Visita técnica aproxima acadêmicos de Educação Física da UNIFEBE de atividades de academia especializada em musculação funcional


11 de junho de 2024
Skip to content