14 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE prestam atendimentos gratuitos à comunidade no Sábado Fácil

Estudantes de Medicina e Ciências Contábeis atenderam à população com serviços contábeis, fiscais e de saúde

Quem passou pela praça Barão de Schneeburg nesse Sábado Fácil (9), pôde aferir a pressão arterial, a glicemia, além de obter informações sobre como e quais os documentos são necessários para declarar o Imposto de Renda 2022. Esses foram alguns dos atendimentos realizados gratuitamente à população, pelos acadêmicos de Ciências Contábeis e Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). As atividades foram desenvolvidas por estudantes e professores dos cursos, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Saúde
Com o intuito de orientar a população, os acadêmicos de Medicina da UNIFEBE, participaram de mais uma edição do Sábado Fácil. A ação coordenada pelos integrantes da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina – a IFMSA Brazil UNIFEBE, é realizada todos os meses em conjunto com a CDL.

“É importante conhecer a nossa comunidade e participar de ações que envolvem a população. Também é gratificante poder orientar quem estava com a pressão ou a glicemia alta, explicando os riscos e a importância de ir à Unidade Básica de Saúde fazer o acompanhamento. Esse contato com a população local, para entender as suas necessidades e angústias, podendo realizar um atendimento humanizado e de qualidade em qualquer situação, é indispensável na formação de um estudante de Medicina”, enaltece a acadêmica Bruna da Rosa, integrante da IFMSA Brazil UNIFEBE.

Declare Certo UNIFEBE
Para esclarecer as dúvidas da população sobre a Declaração do Imposto de Renda 2022, o curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE promoveu o Declare Certo UNIFEBE na Praça. O Declare Certo é uma das ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), resultantes do convênio de cooperação firmado entre a instituição e a Receita Federal, e possibilita aos acadêmicos o contato com a prática profissional desde a formação e ainda ajuda a comunidade.

“Atuar no Sábado Fácil e ter o contato com a comunidade e com os conteúdos que aprendemos na Semana de Curricularização da Extensão foi uma experiência bem interessante, pois o trabalho de um contador exige o contato com o cliente, e ter uma boa comunicação e entender os anseios desses clientes é essencial para realizar um bom trabalho”, destaca a acadêmica da 3ª fase, Lucélia Schveitzer.

Assim como Lucélia, outros estudantes de Ciências Contábeis, acompanhados dos professores do curso, participaram da atividade no último Sábado Fácil. Os interessados, que não puderam participar da ação na praça Barão de Schneeburg, podem solicitar o atendimento do NAF de forma individual e gratuita.

Além de orientar sobre como proceder e qual a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física, o NAF auxilia com informações de inscrição e cadastro do CPF e CNPJ e no agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal de Brusque.

Os atendimentos são realizados presencialmente às segundas e quintas-feiras, das 16h30 às 20h30, no térreo do Bloco A, na UNIFEBE. Para agendar um horário, basta entrar em contato pelo e-mail cienciascontabeis@unifebe.edu.br.

UNIFEBE realiza formação continuada para coordenadores de curso

UNIFEBE realiza formação continuada para coordenadores de curso