Na noite de segunda-feira, 21, acadêmicos da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE apresentaram o resultado do trabalho sobre exclusão social. Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Ética Geral e Profissional ministrada pelo professor Francisco Lawall.
A primeira apresentação foi uma síntese de uma visita a uma casa de recuperação de dependentes químicos, localizada na cidade de Nova Trento. A obra social é denominada de “desafio jovem” e justifica o nome pelo esforço de recuperar jovens que, em função da dependência do álcool ou entorpecentes, acabaram se afastando de familiares, amigos e entes queridos.
A segunda apresentação foi sobre uma visita ao Lar Olindina Kammer para idososo, localizada no município de São João Batista. As entrevistas dão mostra da dura realidade de quem perde sua capacidade de cuidar da própria vida e passa a depender da generosidade de outros. Mesmo que o asilo seja um espaço muito bem cuidado, as visitas de familiares tornam-se menos frequentes e a falta de calor humano aumenta sofrimento de quem enfrenta a velhice.
“A constatação comum dos dois grupos foi a importância da solidariedade humana compartilhada. A presença dos acadêmicos nem sempre significa o que vamos levar, mas muito mais, o que recebemos dessas pessoas que, mesmo enfrentando dificuldades, não deixam de sorrir quando recebem um abraço carinhoso e até um pedaço de lanche partilhado”, afirmou o professor.
Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social