Reconhecida como principal cartão postal do estado, os acadêmicos da 6ª fase de Engenharia Civil da UNIFEBE tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações e as obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis. A visita foi realizada no dia 16 de maio, com o professor Julio Cesar dos Santos.
— Foi uma oportunidade ímpar para os alunos, visto a especificidade da obra e a importância de promover esse convívio dos alunos aliando a teoria vista em sala de aula com a prática no local — explica o professor.
O grupo foi recebido pelo engenheiro civil Wenceslau Diotallevy, funcionário do DEINFRA desde 1982, que tem experiência com grandes obras como: Túneis de Florianópolis, Itapema, Paulo Lopes, Tubarão, Via Expressa Sul e Ponte Pedro Ivo Campos.
— Ele nos forneceu todas informações sobre a ponte e nos contou algumas curiosidades, como a de que algumas peças de aço que integram a ponte não puderam ser fabricadas no Brasil devido a sua complexidade. Quatro celas das duas torres estão sendo fabricadas em na Espanha, em Bilbau, e os pendurais estão em Milão, na Itália — conta o professor.
Ponte Hercílio Luz
A ponte foi inaugura em 13 de maio de 1926. Conhecida como “Dama de Ferro” a estrutura possui 821 metros, incluindo os viadutos das cabeceiras, ligando o continente a ilha. As duas torres principais tem 74,21 m de altura e o vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar.