Estudantes da segunda fase do Curso de Fisioterapia da UNIFEBE realizaram, de 21 a 23 de outubro, palestras sobre primeiros socorros na Escola de Ensino Médio (EEM) Yvonne Olinger Appel, no bairro Cedrinho, em Brusque. A atividade de curricularização da extensão atendeu alunos do primeiro, segundo e terceiro anos da escola.
O trabalho foi dividido entre três grupos. Cada grupo ficou responsável por um tema específico de emergência, com limite de 10 minutos para a exposição teórica. Ao final, os estudantes do Ensino Médio foram convidados a pôr em prática as técnicas apresentadas.
Com as atividades, o objetivo é capacitar os estudantes para que reconheçam e atuem de forma rápida e segura em situações de emergência. Dessa forma, é possível minimizar o risco de sequelas e aumentar as chances de sobrevivência da vítima até a chegada do socorro especializado.
No dia 23, o grupo do acadêmico Nicolas Araldi ficou responsável pela apresentação de desmaios
e convulsões. “Apresentamos os conceitos e as condutas adequadas para estas situações. Também apresentamos uma encenação prática, na qual simulei uma crise convulsiva e um desmaio”, relata.
“A experiência foi muito enriquecedora, promovendo aprendizado, empatia e responsabilidade em situações reais”, completa.
Outros grupos demonstraram procedimentos de reanimação cardiopulmonar e a manobra de Heimlich, um procedimento que serve para desobstruir as vias aéreas de uma pessoa engasgada. A atividade foi dinâmica e interativa, com explicações, dramatizações e participação dos alunos, que puderam treinar as manobras em manequins.
Conforme a professora Anna Elisa Amaro da Silveira, que aplicou a atividade, a experiência foi muito bem-sucedida. “O assunto abordado é muito importante, e a receptividade dos alunos foi excelente. Fizeram muitas perguntas e interagiram com os grupos que estavam apresentando.
Entenderam a importância de saber sobre primeiros socorros e o impacto que podem causar na comunidade em que estão inseridos.”
As temáticas abordadas foram: Convulsão e Desmaio, Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE) e Parada Cardiorrespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar (PCR/RCP).
“Essas palestras auxiliam na consolidação do conhecimento, na aplicação das técnicas aprendidas em sala de aula e na aprendizagem da comunicação”, destaca a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos.