Para entender os anseios e buscar formas de melhorar o atendimento das cantinas da universidade, os acadêmicos da 4ª fase de Gestão Comercial do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), elaboraram e aplicaram uma pesquisa de satisfação com os consumidores das cantinas Akadêmicos Lanches e Cravo e Café.
Por meio de um QRCode era possível acessar a pesquisa e responder a algumas perguntas criadas pelos próprios estudantes. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Comportamento do Consumidor, ministrada pela professora Gissele Prette. “Nosso intuito era compreender o comportamento desses consumidores e a partir disso, fazer com que os alunos sugerissem melhorarias, com base nessas percepções, mas também nos conteúdos estudados na disciplina”, explica Gissele.
Com o resultado da pesquisa, as equipes elaboraram os planos de melhorias e apresentaram às proprietárias das cantinas. “Os acadêmicos demonstraram muita habilidade em comunicação. Apresentaram inicialmente a proposta de trabalho, depois partiram do embasamento acadêmico teórico à prática e, por fim, apresentaram um resultado final bem sugestivo”, enfatiza a proprietária da Akadêmicos Lanches, Rejane Zierke Schmitz.
Dentre as sugestões apresentadas pelos estudantes estavam a criação de cartão fidelidade, combos de lanche e bebida e vendas de produtos sazonais, como açaí e sucos de frutas. “Agradecemos pelo esforço e dedicação das Equipes de Gestão Comercial, que nos apresentaram um excelente trabalho para o Plano de Melhoria das Cantinas. Adotaremos algumas das ideias sugeridas pelos acadêmicos e temos a certeza de que juntos podemos oferecer um serviço ainda melhor aos nossos clientes”, salienta a proprietária da cantina Cravo e Café, Glaucia Cristina Knihs.
Eduarda Galvan Saitz é uma das acadêmicas que desenvolveu a pesquisa com as cantinas da universidade. “A atividade foi fundamental para a nossa visão de negócio como gestores, pois nos auxiliou a enxergar os pontos a serem observados e melhorados dentro das empresas”, conclui Eduarda.
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