25 de maio de 2010

Unifebe na Comunidade proporciona sábado de integração

O último sábado, dia 22, foi movimentado com muita diversão, lazer e informação, na Escola Monsenhor Gregório Locks, de Brusque, que recebeu o projeto Unifebe na Comunidade. Atividades culturais e recreativas, orientações, palestras e testes de saúde envolveram a comunidade acadêmica e externa, proporcionando uma tarde diferente ao público presente.

O Unifebe na Comunidade possui caráter comunitário, é realizado desde 2002, já percorreu diversas cidades da região e neste ano, ocorreu novamente em Brusque. Todas as atividades desenvolvidas foram monitoradas pelos professores e acadêmicos dos cursos de graduação, como forma de estender o conhecimento produzido no meio acadêmico à comunidade externa. Entidades e associações parceiras também contribuiram para o desenvolvimento de outras ações, consoantes com o objetivo do projeto.

Os alunos de Educação Física realizaram atendimentos na área de saúde, através de testes de identificação de pessoas de risco para Hipertensão Arterial, Dislipidemias l e Doenças Cardiovasculares, Medida de Índice de Massa Corporal (IMC) e estimativa de peso ideal.

O curso de Direito também esteve representado com o desenvolvimento do atendimento jurídico à comunidade. Paralelo aos atendimentos, foram oferecidas oficinas, entre elas as de: produção de tulipas de papel, produção de pipas, assessoria de imagem, produção de aviões de papel, além da oficina sobre produção de currículo, carta de apresentação e entrevista profissional.

A recreação ficou sob responsabilidade dos acadêmicos e professores do curso de Pedagogia que ministraram exercícios com Tangram, pintura de unhas, contação de história, confecção de colares e jogo da memória. A equipe do projeto Unifebe em Sábados de Lazer também contribui, com o desenvolvimento de diversas práticas esportivas e recreativas.

Durante a tarde, foram oferecidas palestras sobre Nutrição, Previdência Social, A Educação e os Direitos Fundamentais das crianças e dos adolescentes, Qualidade para pequena e média empresa e sobre como economizar energia elétrica. Além disso, o Coro da Unifebe e a acadêmica de Direito, Ana Flávia Coelho, realizaram apresentações musicais. O grupo de capoeira Muzenza, sob responsabilidade do professor Carlos José Silva, também fez demonstrações da prática e envolveu o público em uma roda de capoeira.

Orivalda Ventura Mafra, dolar e revisora têxtil, desfrutou da programação juntamente com as filhas, alunas da escola. Segundo ela, eventos como este movimentam a comunidade a aproximam as famílias da escola.

Já Maria Aparecida de Oliveira Pereira, auxiliar contábil, trouxe o filho para se divertir e aproveitou para fazer as unhas e os testes de saúde. Ela ponderou que durante a semana, as limitações de horário lhe impossibilitam de acompanhar mais ativamente as atividades realizadas na escola e em seu bairro.

A pequena Heloísa de Oliveira, 9 anos, veio acompanhada do pai Josemar Delamar de Oliveira. Ela afirmou: "Mesmo não estudando aqui, adorei este evento. Meu pai ficou sabendo e decidiu me trazer para brincar. Foi uma tarde muito divertida".

O diretor da Escola Monsenhor Gregório Locks, Guilherme Marchewsky, avaliou o evento de forma muito positiva. Segundo ele, a comunidade aderiu à iniciativa: "Este evento é muito importante, principalmente por atender às necessidades das famílias residentes aqui na região, que são, em sua maioria, trabalhadoras e não conseguem participar das atividades aqui realizadas durante a semana", destacou.

Fotos: http://www.unifebe.edu.br/galerias/galeria.php?id=671

Texto: Natália Uriarte Vieira

Incubadora recebe novos equipamentos através da FAPESC

20 de abril de 2010