Os acadêmicos da 6ª fase do curso de Letras – Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) prestigiaram no dia 7 de junho, a 4ª Festa Literária de Brusque, realizada entre os dias 6 e 8 de junho, na Praça da Cidadania. Os estudantes do componente curricular Cultura Inglesa e Norte Americana estavam acompanhados da professora Fabiana Boos Vásquez, que reforçou a importância de participar de eventos literários. “A literatura é peça-chave no curso de Letras – Inglês e a participação em eventos como este integra os conhecimentos teóricos à prática. Por meio das palestras, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da rotina de um escritor, desde o momento do surgimento da ideia para a obra, a pesquisa, a escrita e as dificuldades para a publicação”, destacou a professora.
Na visita técnica, os acadêmicos participaram da programação do evento literário que contou com o lançamento da trilogia catarinense do autor Benjamin Heidermann. O autor interagiu com os estudantes por meio de uma roda de conversa, na qual foi possível tirar dúvidas acerca da obra e do contexto histórico da literatura catarinense. O Lançamento do livro “O carnaval das grandes sociedades em Desterro/Florianópolis -1858-2011” do autor Alzemi Machado também contribuiu para evidenciar pontos importantes da história do carnaval em Santa Catarina.
“Participar da 4.ª Festa Literária de Brusque foi esclarecedor. Descobri autores catarinenses, livros interessantes e histórias interessantíssimas dos autores convidados a palestrar”, avaliou o acadêmico David Correia Junior. Já para a estudante Elizandra Rocha Dias, a Festa Literária é um incentivo à cultura e à educação no município. “Considero a Festa Literária de Brusque importante para a cidade. Adultos e crianças podem conhecer autores e aprender mais sobre livros. Isso também contribui para que possam pensar e falar sobre o que aprenderam, enquanto as crianças podem ouvir novas histórias e sonhar novos mundos”, complementa a estudante.
Os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para adquirir as obras dos autores e participar com questionamentos. Conforme a coordenadora do curso, professora Rosana Paza, a visita técnica permitiu que os estudantes tivessem mais acesso aos livros, aprendendo mais sobre a cultura e fazendo uma leitura crítica e ampliada nos campos pessoal, social, profissional. “Os alunos tiveram uma experiência repleta de descobertas, debates, encontros com autores e, claro, muita diversão literária”, conclui a professora.
