notícias colégio
Notícias
17 de setembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Medicina participam de Seminário de Integração com médicos da rede municipal

Evento visou qualificar os envolvidos para o início dos estágios supervisionados nas Unidades Básicas de Saúde.

Os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) iniciarão no próximo ano, os estágios supervisionados nas Unidades Básicas de Saúde. Com o intuito de integrar os estudantes com os médicos da rede de atenção básica, a UNIFEBE em parceria com a Prefeitura de Brusque promoveu na quarta-feira (11), o Seminário de Ações Integradas. Realizado no auditório do Bloco C, o evento visou qualificar os envolvidos para a troca de experiências e início das atividades práticas dos futuros profissionais.

Para abordar as recentes reformulações na estrutura de ensino da medicina, acadêmicos e profissionais acompanharam palestras proferidas por especialistas. Como temática principal, as diferenças das metodologias aplicadas atualmente, comparadas as ensinadas durante a formação dos médicos atuantes na rede básica.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que os acadêmicos aprenderão com diversas áreas da saúde. “Diferente do método tradicional, o PBL não se dá apenas com professores médicos, mas com outros profissionais da área. Os estudantes já começam atuando nas Unidades Básicas de Saúde, interagindo com a comunidade, por isso é tão importante que todos os envolvidos entendam esse novo jeito de ensinar e aprender”.

Para o Secretário de Saúde Brusque, Humberto Martins Fornari, o maior beneficiado com essa parceria é a população, que terá à disposição um leque maior no serviço de triagem e atendimento. “Hoje o processo de ensino obedece a parâmetros internacionais, e o futuro médico entrará no mercado de trabalho com uma visão inovadora e voltada à educação continuada”.

O coordenador de Medicina da UNIFEBE, doutor Osvaldo Quirino de Souza, reforça que a parceria entre o poder público e o curso é fundamental. “O curso de Medicina vem somar forças para ampliar e melhorar os atendimentos à população, visto que preparamos os nossos estudantes com base no Sistema Único de Saúde (SUS). ”

A parceria firmada entre a UNIFEBE e a Prefeitura de Brusque busca inserir o acadêmico no mercado de trabalho, já no início do curso. Por meio dos estágios supervisionados, os estudantes conviverão com a realidade local, atendendo em Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Brusque. A proposta integra o método de ensino do curso, que propõe as Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem, nas quais os alunos não são meros expectadores das aulas, mas sim participam ativamente, resolvendo problemas, refletindo sobre as possibilidades de atuação do médico diante de várias situações.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Professor da Unifebe lança obra na Feira do Livro de Brusque

Professor da Unifebe lança obra na Feira do Livro de Brusque


11 de agosto de 2011
Resultado Final do Processo Seletivo para Função de Telefonista

Resultado Final do Processo Seletivo para Função de Telefonista


29 de julho de 2008
Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Assistente de Administração de Pessoal

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Assistente de Administração de Pessoal


19 de março de 2008
Skip to content