15 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE aplicam gamificação em atividades com escola de educação básica

Ações envolveram estudantes do ensino fundamental da EEB Santa Terezinha

Óculos de realidade virtual, computadores e impressão 3D foram alguns dos recursos digitais aplicados pelos acadêmicos de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), com os estudantes do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Santa Terezinha. Ao todo, 560 alunos de 22 turmas, do 1º ao 5º ano, participaram das atividades que adaptaram conteúdos de alfabetização, letramento e matemática, para uma abordagem mais moderna e inovadora por meio da gamificação.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Eliane Kormann, salienta o desenvolvimento da criatividade, trabalho em equipe e a utilização de diferentes linguagens para expressar e dividir experiências e ideias durante a atividade. “Essa prática da extensão na escola é fundamental na formação inicial, pois desenvolve diversas habilidades, tanto cognitivas quanto socioemocionais, fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos futuros pedagogos”, descreve a coordenadora.

Para o professor Marcelo Noldin, coordenador da curricularização da extensão do curso, a gamificação é uma forma de engajar e estimular os alunos a solucionar problemas e desafios. A integração, entre acadêmicos e estudantes do ensino fundamental, na avaliação dele, proporcionou aprendizados para ambos os grupos. “O entusiasmo das crianças na aplicação da atividade foi essencial para o excelente resultado alcançado”, elucida.

Experiência em sala

O foco do grupo da estudante da 4ª fase de Pedagogia, Poliana Caroline dos Santos trabalhou com os alunos o tema poesias. Os acadêmicos montaram um jogo de tabuleiro em que os participantes faziam desde declamações, dependendo das emoções dos jogadores, até respondiam às perguntas sobre a estrutura dos poemas escolhidos.

Ela classifica a experiência como uma possibilidade preparatória para o período de estágio do curso. Apesar de ter uma duração menor, ela acredita que o uso dos conhecimentos desenvolvidos é importante para atualizar a forma de educar e tornar os temas atrativos para estudantes cada vez mais exigentes.

“É interessante trazer a gamificação para a sala de aula. Ela está dentro da Pedagogia atual. Os professores mudaram muito, os estudantes também mudaram muito e a pedagogia tradicional já não cabe mais dentro da sala”, destaca.

Segundo a diretora da EEB Santa Terezinha, Marcela Perilli, as atividades despertaram grande interesse por parte dos estudantes. “Foi um dia muito produtivo para as crianças, que se envolveram com muito entusiasmo, Tanto quanto para as professoras e para as estudantes de Pedagogia. Elas chegaram com bastante conhecimento sobre as atividades, faixa etária, aprendizado e dificuldade que os alunos teriam e conseguiram estar prontas para agir, conforme as atividades iam se desenvolvendo”, complementa.

Todo o material desenvolvido pelos acadêmicos foi disponibilizado para que os professores da escola pudessem replicar as experiências com outras turmas.

Extensão Universitária

As atividades de gamificação aplicadas na EEB Santa Terezinha foram as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia, durante a Jornada de Curricularização da Extensão, do primeiro semestre letivo de 2023.

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

Todo o conhecimento adquirido na universidade, amparado por professores de diversas disciplinas em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, proporcionam essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

Bolsa de Pesquisa do Art. 171 – Concessão de Bolsas de Pesquisa e Extensão – 2010

16 de março de 2010
Projeto de Engenharia Mecânica integra a cultura regional

Projeto de Engenharia Mecânica integra a cultura regional