notícias colégio
Notícias
07 de junho de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE exploram abordagens alternativas para o ensino da matemática em sala de aula

Propostas foram inscritas em três categorias e foram exibidas no Átrio do Bloco A

Uma Feira de Matemática, desenvolvida por acadêmicos do curso de Pedagogia, reuniu diferentes abordagens sobre o tema, no Átrio do bloco A, da UNIFEBE. Em dois dias de programação, a atividade abordava a ciência em diferentes categorias, adaptando as metodologias à cada abordagem.

Os trabalhos puderam ser inscritos como: matemática pura, aplicada ou interacionada com outras abordagens, além de jogos envolvendo o tema. A diversidade de abordagens, como no trabalho desenvolvido pelas acadêmicas Ana Paula Muzel Lemos e Sandra Moura Chueng foi uma das marcas da feira.

No caso das acadêmicas, o projeto Feiramática da Febe aproximou matemática, ciências e alimentação saudável. Segundo Ana Paula, o projeto possibilitou trabalhar conceitos matemáticos e alimentares de forma lúdica, facilitando a compreensão e a importância de hábitos e saudáveis.

“Sentimos a necessidade de abordar essa temática por nós duas já trabalhar em escola e ver que, cada vez mais, as crianças não são incentivadas a se alimentar de uma maneira saudável, são poucos que gostam de variedades de frutas e legumes”, descreve. “Na escola seria um ambiente propício para trabalhar isso, junto da matemática, de forma lúdica e interativa, com o propósito de construir a feira pelos próprios educandos, reforçando o protagonismo dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem”.

Em um painel focado em adição e subtração, a equipe de Andreia Hames, acredita que a atividade foi gratificante e a noite possibilitou expor trabalhos desenvolvidos, considerando as demandas da educação infantil.

“Tivemos muitas devolutivas que, com certeza, vem a acrescentar à exposição feita. Pudemos perceber que estamos no caminho certo”, relata. Essas feiras são muito importantes, não só por apresentarem o nosso trabalho, mas, pelo conhecimento adquirido com os outros trabalhos expostos”, descreve.

Novas abordagens
Segundo a professora Tamily Roedel, que organizou a programação com a professora Hannelore Nehring, a proposta da atividade era estimular uma percepção mais divertida sobre a matemática, como forma de estimular os futuros pedagogos na busca por abordagens diversificada sobre o tema.

A professora afirma que o próprio interesse pela matemática veio da participação recorrente em feiras temáticas, ainda antes de buscar graduação focada na área. “Me apaixonei pelas feiras e, aí, minha ideia de fazer uma programação sobre elas”, relata. “Talvez, com isso, os acadêmicos consigam ter a ideia que a matemática está em tudo”, projeta.

Ela destaca o envolvimento dos acadêmicos em buscar, com os professores e literatura, alternativas para a matemática que é ensinada tradicionalmente. Em muitos dos casos, segundo ela, a busca era por formas de correlacionar a matemática com outros temas.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, salienta o engajamento na ação e os reflexos das novas perspectivas na forma de abordar a matemática entre os futuros pedagogos. Exemplifica com programações recentes desenvolvidas pelo curso, como um seminário específico sobre o tema, com educadores da rede pública.

“A Feira de Matemática da Pedagogia visa mostrar para a comunidade acadêmica os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos, que foram elaborados com inovação e articulação com outras áreas, numa perspectiva interdisciplinar, e ainda, uma matemática contextualizada com a vida cotidiana, numa abordagem investigativa, princípios do ensino da matemática dos tempos atuais, condizente à Base Nacional Comum Curricular. Assim, a comunidade interna e externa pôde perceber que aprender Matemática pode ser simples, muito interessante e faz parte do dia a dia”, detalha.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe e Senai de Tijucas formam a primeira turma de Tecnólogos em Cerâmica

Unifebe e Senai de Tijucas formam a primeira turma de Tecnólogos em Cerâmica


18 de novembro de 2004
Estudantes contemplados com o Programa Universidade Gratuita já podem solicitar renovação do benefício
Destaque

Estudantes contemplados com o Programa Universidade Gratuita já podem solicitar renovação do benefício


19 de março de 2025
3ª parcela da Bolsa de Estudo do Art. 170 está disponível até o dia 16.

3ª parcela da Bolsa de Estudo do Art. 170 está disponível até o dia 16.


12 de agosto de 2013
Skip to content