notícias colégio
Notícias
06 de novembro de 2009

Acadêmicos de Pedagogia recebem sinal de identificação em Libras

Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Pedagogia da Unifebe – Centro Universitário de Brusque foram batizados com o sinal de identificação em Linguagem Brasileira de Sinais – Libras, nesta sexta-feira (6). Trata-se de um sinal que representa a pessoa como se fosse um nome e que só pode ser dado a um ouvinte por um surdo. A professora do Serviço Social da Indústria, Erika Vanessa Matos, que é surda, deu os sinais de identificação e incentivou os alunos a colocarem em prática os ensinamentos relacionados à Libras.

A atividade aconteceu durante a aula da disciplina de Libras, ministrada pela professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, que explicou que os acadêmicos já sabiam utilizar alguns sinais e tinham uma noção básica do assunto. Porém, segundo ela, hoje eles tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi repassado anteriomente, além de se comunicar e sentir como funciona a comunicação entre ouvinte e surdo.

Questionada sobre o processo de criação de um sinal de identificação, a professora Érika respondeu, através de sinais: “Eu observo muito o rosto e penso nas letras do nome. É importante que o sinal tenha a ver com a pessoa. Ele facilita muito a comunicação entre surdo e ouvinte e ajuda na inclusão social”. A turma interpretou ainda uma música em Libras e criou em conjunto um sinal para a Unifebe.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira

Postagens relacionadas

Espetáculo Vozes e Memória relembra personagens, costumes e cultura de Brusque e região
Cultura

Espetáculo Vozes e Memória relembra personagens, costumes e cultura de Brusque e região


03 de setembro de 2024
Estudantes aprovam artigo em Conferência Ibero Americana WWW/Internet 2016
Internacionalização

Estudantes aprovam artigo em Conferência Ibero Americana WWW/Internet 2016


17 de novembro de 2016
Presidente Dilma assina lei que beneficia universidades comunitárias

Presidente Dilma assina lei que beneficia universidades comunitárias


06 de junho de 2014
Skip to content