Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Pedagogia da Unifebe – Centro Universitário de Brusque foram batizados com o sinal de identificação em Linguagem Brasileira de Sinais – Libras, nesta sexta-feira (6). Trata-se de um sinal que representa a pessoa como se fosse um nome e que só pode ser dado a um ouvinte por um surdo. A professora do Serviço Social da Indústria, Erika Vanessa Matos, que é surda, deu os sinais de identificação e incentivou os alunos a colocarem em prática os ensinamentos relacionados à Libras.
A atividade aconteceu durante a aula da disciplina de Libras, ministrada pela professora Raquel Maria Cardoso Pedroso, que explicou que os acadêmicos já sabiam utilizar alguns sinais e tinham uma noção básica do assunto. Porém, segundo ela, hoje eles tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo o que foi repassado anteriomente, além de se comunicar e sentir como funciona a comunicação entre ouvinte e surdo.
Questionada sobre o processo de criação de um sinal de identificação, a professora Érika respondeu, através de sinais: “Eu observo muito o rosto e penso nas letras do nome. É importante que o sinal tenha a ver com a pessoa. Ele facilita muito a comunicação entre surdo e ouvinte e ajuda na inclusão social”. A turma interpretou ainda uma música em Libras e criou em conjunto um sinal para a Unifebe.
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Natália Uriarte Vieira