07 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE desenvolvem peças de comunicação para o Parque Zoobotânico de Brusque

Atividade é fruto da curricularização da extensão do primeiro semestre letivo de 2023

Placas de identificação dos animais, peças gráficas com informações institucionais, ambientes instagramáveis e até materiais para as redes sociais foram as peças de comunicação desenvolvidas pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, para o Parque Zoobotânico de Brusque.

Os materiais são resultado da Curricularização da Extensão do primeiro semestre letivo de 2023, realizada com os estudantes da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª fases do curso. As propostas foram desenvolvidas de acordo com as demandas e necessidades elencadas pela equipe do Zoobotânico e para embasar o trabalho, os biólogos do Parque, Gabrielle Müller e Adriel Paloschi, apresentaram a instituição aos estudantes.

A partir de então, os projetos foram estabelecidos por turma. A professora e coordenadora da Curricularização do curso, Roberta Del-Vechio de Oliveira e Silva, explica que um dos diferenciais deste semestre foi a divisão de tarefas de acordo com as fases dos estudantes. “Entendemos que com o passar do semestre, os acadêmicos vão somando habilidades e competências. Nesse sentido que, optamos por manter os estudantes em suas turmas, desenvolvendo projetos de acordo com os seus conhecimentos sobre a área”, elucida.

Com tarefas estabelecidas por dia, as equipes foram avaliadas pela entrega parcial do projeto, presença e participação, e pela média dos professos na entrega final. Aos acadêmicos da 1ª fase coube o desafio de criar placas e banners com informações institucionais sobre o Parque. Para isso, o Zoo enviou as informações e os estudantes precisaram transformar os textos em cartazes informativos. O material impresso contava ainda com um QR Code, que direciona para um vídeo com uma explicação sobre os projetos desenvolvidos pelo Parque.

A 3ª fase do curso ficou responsável pela revitalização das placas de identificação dos animais. Com uma nova identidade visual, os materiais também foram criados com um QR Code. Com o intuito de possibilitar que as pessoas com baixa visão também pudessem conhecer os animais, ao apontar a câmera para o código, o visitante ouvia em áudio a descrição da placa.

A peça gráfica criada pelo grupo da acadêmica da 3ª fase, Veronika Maria Vermelho, trazia além de informações técnicas sobre a Coruja-Jacurutu, a representação lúdica, em forma de origami, da alimentação do animal. A estudante revela que ao conhecer o funcionamento do Zoo, o grupo percebeu a relevância do trabalho para valorizar o que vem sendo feito por eles. “Vejo que a interação com agentes externos é extremamente importante para a graduação, já que muitas vezes o estudante não tem nenhum contato com a rotina das áreas de publicidade ou até com determinado campo de atuação da profissão. Isso enriquece nosso currículo e soma aos conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, evidencia Veronika.

Os estudantes do 5º semestre, também participantes da atividade, foram instigados a pensar em espaços instagramáveis, ou seja, ambientes convidativos que levassem os visitantes a fazerem fotos no Parque e publicá-las nas redes sociais. Para isso, o próprio Zoo selecionou os locais e os alunos criaram a identidade visual criativa de um ambiente com uma placa de identificação. No espaço também havia um QR Code, que apresentava e instigava as pessoas a utilizarem aquele local. Além do desenvolvimento criativo, as equipes elaboraram maquetes para apresentar as propostas.

Por fim, os grupos da 7ª fase prepararam um material institucional para as redes sociais do Parque e produziram spots de rádio, para divulgar o espaço público. “Ao final do trabalho, cada equipe gravou um vídeo em forma de pitch. Os grupos tinham cinco minutos para defender suas ideias e, com isso, puderam treinar a técnica tão utilizada nas apresentações de projetos de comunicação”, complementa a professora Roberta.

Nas próximas semanas, todos os materiais serão entregues oficialmente ao Parque, que avaliará os materiais e a possibilidade de publicação e utilização.

Curricularização da Extensão

Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar.

“Por meio de parcerias com instituições, os alunos tiveram a oportunidade de criar ações de comunicação com impacto social e que promoveram o diálogo e a conscientização”, destaca o coordenador do curso, professor Thiago dos Santos.

Amparados por professores de diversas disciplinas, em conjunto com as vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral.

“É esse integrar cursos e componentes curriculares que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja facilmente aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

Confira as fotos dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da UNIFEBE para o Parque Zoobotânico de Brusque:

Secretária de Educação de Nova Trento visita a Unifebe

08 de maio de 2006