07 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Sistemas de Informação assistem palestra com CeO do Armazém Cloud

Foco da palestra foi o funcionamento do ambiente de nuvens em datacenters

Acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da UNIFEBE participaram de uma palestra com Marcos Stefano, CeO da empresa Armazém Cloud. O evento trouxe à tona assuntos fundamentais sobre banco de dados, segurança da informação e tutela de dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com foco no funcionamento do ambiente de cloud (nuvem) em datacenters.
Com o avanço da tecnologia e o aumento exponencial da quantidade de informações circulando na internet, a proteção dos dados tornou-se uma questão crítica. Nesse contexto, a palestra ofereceu aos estudantes uma visão abrangente sobre como os bancos de dados e a segurança da informação estão conectados.

“As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre como armazenar dados em nuvens. Buscamos que os estudantes conhecessem nossa estrutura com mais profundidade. No Brasil, ainda estamos muito aquém de outros países no armazenamento de dados, principalmente por falta de infraestrutura. Nossa empresa se espelha nessa infraestrutura que é encontrada no exterior”, afirma Marcos.

O professor Roberto Heinzle, coordenador do curso, considera que o tema é de extrema importância para os acadêmicos. “Muitos dos nossos alunos irão trabalhar diretamente com banco de dados. Com a crescente adoção da computação em nuvem, o armazenamento e processamento de dados passam a ocorrer remotamente, trazendo consigo desafios adicionais em relação à segurança”, aponta o professor.

De acordo com o acadêmico Richard Nicoletti, o bate-papo evidenciou a rápida evolução da tecnologia no mundo e serviu para que os alunos conhecessem o dia a dia da equipe da empresa. “Foi bastante abordado o tema de segurança da informação, tendo em vista que tudo que está na rede, não está totalmente seguro e que, quando tratamos de dados, todo cuidado é pouco. Também falaram sobre a dificuldade em achar mão de obra qualificada, não só para a área de cloud, mas sim para todas as áreas de tecnologia”, relembra Richard.

Já o aluno Rodrigo Gabriel Lopes classifica a palestra como “espetacular”. Ele tece diversos elogios ao evento promovido pelo curso. “Foi inspirador e fundamental para ter conhecimento de outros segmentos que também são da minha área. Além de ter sido bem apresentado, a melhor parte foi eles terem tirado nossas dúvidas e dado uma aula sobre armazenamento cloud e o potencial que o Brasil tem para competir com os gigantes internacionais como Google e Amazon. Foi um privilégio poder participar dessa palestra e a melhor parte é que eles nos convidaram para conhecer a empresa”, entusiasma-se.

Curso de Pedagogia promove Noite Cultural Solidária

07 de abril de 2006
Reitor recebe presidente do Sintiplasqui

04 de abril de 2013