08 de maio de 2006

Alunas de Pedagogia estudam o Método de Freinet

Alunas da 5ª fase do Curso de Pedagogia da Unifebe visitaram a Escola Celestin Freinet, em Blumenau. A visita foi realizada na disciplina de Alfabetização, com a professora Marcilene Popper Gomes. A escola Celestin Freinet foi a primeira no Brasil a utilizar o método de educação natural, criado pelo francês que dá nome à Escola.

O Método Natural de Freinet nasceu de sua paixão pelo diálogo com as crianças e a aversão a qualquer forma de autoritarismo e de "didatismo". Conhecedor das idéias da Escola Nova (na época, chamada de "Escola Ativa"), ele buscava caminhos para adaptá-las ao trabalho com crianças humildes.

Freinet comprou uma velha imprensa, como as utilizadas para fazer jornais, e colocou-a no coração de sua sala. As crianças começaram a montar textos em que descreviam seus passeios pela aldeia, seus sonhos, seu mundo. Eles eram compostos e impressos até pelas crianças ainda não alfabetizadas. Logo, os alunos trocavam, pelo correio tradicional, textos, desenhos e poesias com escolas da França, de outros países da Europa e até da África.

Essa técnica, que ficou conhecida como correspondência interescolar, juntamente com os contatos com a comunidade e o texto livre (desenha-se e/ou escreve-se livremente sempre que houver vontade de expressar algo), constitui um dos fundamentos do método natural, criado por Freinet e relatado em uma série de livros. Foi comprovado que os alunos que freqüentam escolas que utilizam o método de Freinet desenvolvem a autonomia e o espírito crítico de forma avançada.

O trabalho iniciado pelo pedagogo francês multiplicou-se e, até hoje, encontramos um grande número de escolas que adota a sua pedagogia. O trabalho de Freinet também pode inspirar escolas de linha mais tradicional que buscam renovar e enriquecer suas práticas.

Mais informações sobre o Método de Freinet ou sobre o Curso de Pedagogia com a coordenadora do Curso, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, pelo e-mail eliabb@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3350 4448 ramais 215 ou 237.

UNIFEBE abre inscrições para vestibular 2013

11 de outubro de 2012
Extensão universitária possibilita atuação de acadêmicos em prol do desenvolvimento regional
Extensão