Alunas da 5ª fase do Curso de Pedagogia da Unifebe visitaram a Escola Celestin Freinet, em Blumenau. A visita foi realizada na disciplina de Alfabetização, com a professora Marcilene Popper Gomes. A escola Celestin Freinet foi a primeira no Brasil a utilizar o método de educação natural, criado pelo francês que dá nome à Escola.
O Método Natural de Freinet nasceu de sua paixão pelo diálogo com as crianças e a aversão a qualquer forma de autoritarismo e de "didatismo". Conhecedor das idéias da Escola Nova (na época, chamada de "Escola Ativa"), ele buscava caminhos para adaptá-las ao trabalho com crianças humildes.
Freinet comprou uma velha imprensa, como as utilizadas para fazer jornais, e colocou-a no coração de sua sala. As crianças começaram a montar textos em que descreviam seus passeios pela aldeia, seus sonhos, seu mundo. Eles eram compostos e impressos até pelas crianças ainda não alfabetizadas. Logo, os alunos trocavam, pelo correio tradicional, textos, desenhos e poesias com escolas da França, de outros países da Europa e até da África.
Essa técnica, que ficou conhecida como correspondência interescolar, juntamente com os contatos com a comunidade e o texto livre (desenha-se e/ou escreve-se livremente sempre que houver vontade de expressar algo), constitui um dos fundamentos do método natural, criado por Freinet e relatado em uma série de livros. Foi comprovado que os alunos que freqüentam escolas que utilizam o método de Freinet desenvolvem a autonomia e o espírito crítico de forma avançada.
O trabalho iniciado pelo pedagogo francês multiplicou-se e, até hoje, encontramos um grande número de escolas que adota a sua pedagogia. O trabalho de Freinet também pode inspirar escolas de linha mais tradicional que buscam renovar e enriquecer suas práticas.
Mais informações sobre o Método de Freinet ou sobre o Curso de Pedagogia com a coordenadora do Curso, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, pelo e-mail eliabb@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3350 4448 ramais 215 ou 237.