notícias colégio
Notícias
08 de maio de 2006

Alunas de Pedagogia estudam o Método de Freinet

Alunas da 5ª fase do Curso de Pedagogia da Unifebe visitaram a Escola Celestin Freinet, em Blumenau. A visita foi realizada na disciplina de Alfabetização, com a professora Marcilene Popper Gomes. A escola Celestin Freinet foi a primeira no Brasil a utilizar o método de educação natural, criado pelo francês que dá nome à Escola.

O Método Natural de Freinet nasceu de sua paixão pelo diálogo com as crianças e a aversão a qualquer forma de autoritarismo e de "didatismo". Conhecedor das idéias da Escola Nova (na época, chamada de "Escola Ativa"), ele buscava caminhos para adaptá-las ao trabalho com crianças humildes.

Freinet comprou uma velha imprensa, como as utilizadas para fazer jornais, e colocou-a no coração de sua sala. As crianças começaram a montar textos em que descreviam seus passeios pela aldeia, seus sonhos, seu mundo. Eles eram compostos e impressos até pelas crianças ainda não alfabetizadas. Logo, os alunos trocavam, pelo correio tradicional, textos, desenhos e poesias com escolas da França, de outros países da Europa e até da África.

Essa técnica, que ficou conhecida como correspondência interescolar, juntamente com os contatos com a comunidade e o texto livre (desenha-se e/ou escreve-se livremente sempre que houver vontade de expressar algo), constitui um dos fundamentos do método natural, criado por Freinet e relatado em uma série de livros. Foi comprovado que os alunos que freqüentam escolas que utilizam o método de Freinet desenvolvem a autonomia e o espírito crítico de forma avançada.

O trabalho iniciado pelo pedagogo francês multiplicou-se e, até hoje, encontramos um grande número de escolas que adota a sua pedagogia. O trabalho de Freinet também pode inspirar escolas de linha mais tradicional que buscam renovar e enriquecer suas práticas.

Mais informações sobre o Método de Freinet ou sobre o Curso de Pedagogia com a coordenadora do Curso, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, pelo e-mail eliabb@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3350 4448 ramais 215 ou 237.

Postagens relacionadas

Egressa passa na seleção para mestrado da Udesc

Egressa passa na seleção para mestrado da Udesc


04 de julho de 2011
Professora da UNIFEBE termina estágio Pós-Doutoral

Professora da UNIFEBE termina estágio Pós-Doutoral


01 de fevereiro de 2013
UNIFEBE participa do III Webinário Acafe de Internacionalização
Internacionalização

UNIFEBE participa do III Webinário Acafe de Internacionalização


30 de setembro de 2022
Skip to content