O mês de março começou diferente para dezenas de crianças matriculadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Dognini. Devido a problemas na infra-estrutura do local, os estudantes iniciaram suas aulas nesta segunda-feira, dia 2, nas dependências da Unifebe – Centro Universitário de Brusque.
Através de um contrato firmado com a Prefeitura, parte das turmas assistirá às aulas durante o primeiro semestre no Bloco C, podendo usufruir da biblioteca e laboratórios de informática nos períodos matutino e vespertino. "O propósito da Unifebe é contribuir para manter as crianças na escola. Estamos contentes em recebê-las e vamos fazer todo o esforço possível para atendê-las bem", afirmou a reitora, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli.
Para a diretora da escola, Mirella Zucco Müller, a oportunidade de usufruir de um espaço universitário é excelente aos alunos. "Fomos muito bem acolhidos e percebemos a aceitação por parte das crianças. Estamos em uma fase de adaptação, mas eles estão contentes por estudarem num ambiente bonito e bem projetado, com climatização, sem dúvidas é uma grande oportunidade", comentou.
É o que confirma Ângelo Marcheti Filho, aluno da quinta série. "To adorando estudar aqui, o lugar é bem legal e estou curioso para conhecer a biblioteca e o laboratório de informática que devem ser bem maiores do que o da nossa escola", disse o garoto de 10 anos.
A diretora de ensino da Secretaria de Educação, Luciana Raimundo Marcos, agradece a parceria. "Somos gratos a Unifebe por nos ajudar nesta fase difícil, pois não teríamos outro lugar para instalarmos estas crianças. O espaço é privilegiado e esperamos que elas cresçam não apenas com as aulas, mas com tudo que irão vivenciar dentro da Instituição durante este período. Esperamos reformar a escola em breve, para que eles voltem a sua comunidade trazendo esta bagagem diferenciada", enalteceu.
Foto e texto: Daniela Burgonovo