11 de agosto de 2015

Alunos de curso de extensão gravam videoclipe em libras

O aprendizado de qualquer língua fica mais fácil quando associado ao lúdico. Por isso, no encerramento do curso básico de Libras do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE os estudantes participaram da gravação de um videoclipe, utilizando a linguagem dos sinais.

Orientados pela professora Raquel Pedroso, os alunos do curso de extensão apresentaram as músicas “É primavera – Tim Maia” e “ Dias Melhores – Jota Quest”.

“A música é uma forma lúdica de aprender. Por isso, escolhemos uma música e juntos fazemos a transcrição dela para Libras. Ensaiamos e fizemos o vídeo. Além de ser prazeroso e reforçar o aprendizado dos sinais associados à música, é uma recordação bacana de se ter”, explica Raquel.

O curso de Libras da UNIFEBE é oferecido gratuitamente à comunidade, com o objetivo de iniciar ouvintes na comunicação em libras. O curso é dividido em dois módulos: I – Básico e II – Avançado.

Acessibilidade

A professora ressalta que em tempo de debate sobre acessibilidade, é preciso lembrar que, para o surdo, a acessibilidade está relacionada à comunicação, por isso a importância da língua brasileira dos sinais.

“Quanto mais ouvintes aprenderem Libras, mais cedo teremos em cada local um profissional que possa atender o surdo sem a intermediação de ninguém, de forma autônoma”, diz.

Esse foi um dos motivos que levou a coordenadora de eventos da UNIFEBE, Luana Alves, a conhecer a língua.

“Há pouco tempo tinha uma visão diferente sobre acessibilidade. Acreditava que tendo rampas de acesso e elevador já estaríamos atendendo às necessidades dos públicos que frequentam a Universidade. Contudo, no ano passado recebemos dois estudantes surdos no UP – UNIFEBE PROFISSÕES. Durante o evento o professor intérprete os deixou sozinhos e ninguém sabia se comunicar com eles. Fui convidá-los a participar das atividades e percebi que não conseguiria atingir meu objetivo”, explica.

A situação motivou sua matrícula no curso de extensão da UNIFEBE. “Ali percebi que a acessibilidade era algo muito maior. Nesse dia, decidi fazer o curso de Libras. Terminado o primeiro módulo, já me inscrevi para o curso intermediário. Agora, sempre tento associar os sinais ao que está sendo dito, como forma de decorar. O mais difícil é praticar para não esquecer o que já aprendi. Ainda tenho muito a aprender, mas na próxima situação já estarei preparada”, conta Luana.

Confira o vídeo:

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Anderson de Brito Vicente
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Conselheiros do CONSUNI são empossados

26 de março de 2008
Profissionais debatem Políticas Públicas para o portador de necessidades especiais

02 de julho de 2012
Comunicado Importante: 21/09