24 de março de 2011

Alunos de Sistemas de Informação debatem novas tecnologias

Tecnologias web: cloud computing e seus novos conceitos. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo profissional Vitor Enio Dellagiustina dos Santos aos acadêmicos do curso de Sistemas de Informação. A apresentação ocorreu na noite de quarta-feira, 23 de março, no auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, campus Santa Terezinha.

Segundo o coordenador do curso, Sérgio Rubens Fantini, o palestrante participou do evento Google Developer Day 2010 e se propôs a compartilhar com os estudantes a forma como a Google utiliza suas tecnologias e quais são suas principais ferramentas. "Ele trouxe para os nossos alunos o que a empresa vai trabalhar nos próximos anos em termos de tecnologia nas nuvens, que é não mais ter o sistema no seu computador, mas sim publicado em algum servidor em qualquer lugar do mundo. Ou seja, a empresa não possui mais as informações dentro dela, mas em um local armazenado", explicou Fantini.

O palestrante também apresentou algumas das mais recentes tecnologias e termos que apontam para um promissor desenvolvimento do mercado web. Entre elas estão uma introdução ao HTML5, uma breve introdução ao Google Web Toolkit e uma visão geral da arquitetura em nuvem. Para Fantini, o objetivo da palestra foi mostrar aos alunos como eles podem aproveitar essa visão de futuro e ser um profissional voltado para a área.

Para o aluno da 1ª fase, Ezequiel Mafra, 18 anos, a apresentação foi bem interessante por aproximar a realidade do mercado de trabalho ao acadêmico. "É importante para nos preparamos para o que vai surgir no mercado de novas tecnologias", enfatizou.

Texto: Suelen Cerbaro

Ciência sem Fronteiras lança chamadas para graduação-sanduíche em 20 países