As cores, traços, formas e o conceito das obras de renomeados artistas serviram de inspiração para a criação das coleções cápsulas, apresentadas nesta terça-feira (18), pelos acadêmicos da 3ª fase de Design de Moda da UNIFEBE, para os egressos do curso.
A atividade de Estética e Semiótica foi orientada pela professora Gabriela Poltronieri Lenzi e instigou os estudantes a fazerem uma leitura semiótica, a partir da Teoria de Peirce e retirarem elementos que pudessem ser aplicados em uma coleção cápsulas de cinco peças. “A principal habilidade técnica desenvolvida nesse trabalho foi de desenvolver essa sensibilidade perceptiva e transformar o que eles estavam vendo de forma mais profunda em elementos de criatividade”, esclarece a professora.
A obra da artista plástica brasileira, Rosana Paulino, “Proteção extrema contra a dor e o sofrimento” foi o case de estudo das acadêmicas Louise Pereira e Lívia Mulaski. As questões raciais, de gênero e de identidade feminina são reveladas em uma figura central vulnerável, envergonhada, que transmite muitos sentimentos negativos. Em contraponto a esses temas, as estudantes criaram a coleção “Cura”.
“Aprofundamos nosso entendimento sobre essas questões abordadas pela artista e desenvolvemos um olhar mais empático, que será extremamente útil para nossa formação profissional. Decidimos transmitir empoderamento, valorizando a confiança e resgatando a mulher frágil presente na obra”, explica Louise.
Na coleção, as estudantes criaram uma bolsa patchwork, visando representar a reconstrução de uma mulher após sofrer vários traumas. No segundo acessório proposto, um scarpin com fivelas, as acadêmicas trazem as amarrações para os pés, que são livres e podem levar as mulheres para onde quiserem. Já no vestuário, o blazer longo expressa autoridade e autenticidade. As linhas contínuas da obra de Rosana, como se cobrissem a mulher retratada, inspiraram as futuras designers de moda a fazerem uma releitura e, no vestido longo com franjas, as linhas que antes voltavam para o lugar de onde saiam, nunca cessando o sofrimento, agora acabam no final do vestido.
Por fim, o vestido transparente. “Mesmo sendo uma peça longa que cobre a maior parte do corpo da mulher, o efeito da transparência traz consigo uma vulnerabilidade gritante. É a peça mais importante de nossa coleção, ao representar a figura da obra em uma posição, assim exposta, mas elegante ao mesmo tempo”, complementa Lívia.
Apresentações
Com as criações no papel, os estudantes tiveram a missão de apresentar suas ideias e conceitos. Em grupos, os trabalhos foram prestigiados por egressos do curso, que ouviram as apresentações e complementaram com suas considerações. Rizia Santos Barbosa finalizou o curso em 2023 e retornou à instituição para prestigiar a atividade. Na sala de aula e nostálgica, Rizia relembrou as experiências vivenciadas ao longo da graduação. A troca de ideias e conhecimentos em apresentações como esta, avalia a egressa, é importante para estudantes e profissionais formados. “É interessante ver o modo de criação de cada um, eu ia vendo alguns trabalhos e já ia surgindo várias ideias. Esse contato também é uma oportunidade de os acadêmicos conhecerem e entenderem melhor como funciona o mercado de trabalho na moda, especialmente para aqueles que ainda não têm essa experiência na prática. Além disso, amplia o networking que é tão importante, principalmente para quem quer começar a atuar na área”, destaca Rizia.
A coordenadora de Design de Moda da UNIFEBE, professora Jô Rosa, lembra que o curso sempre primou por esse envolvimento dos estudantes com os egressos. “Eles fazem parte da nossa história e muito nos orgulha que tenhamos tantos cases de sucesso, pratas da casa. Esse vínculo não se rompe na formatura e em ações como esta, as portas da universidade se abrem novamente para que eles compartilhem com os alunos os seus conhecimentos. Para o estudante que ainda está na Graduação, ter uma figura de referência, tão próxima, muitas vezes recém-formada, é inspirador. Ele entende que pode ir além e que fora da universidade, o egresso pode ser sim um contato importante para o seu progresso profissional”, considera a professora.
Confira as fotos das apresentações: