05 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE desenvolvem trabalhos sobre a Villa Renaux

Histórico casarão brusquense foi objeto de pesquisa dos estudantes em diversas áreas do conhecimento

No início do ano, os alunos dos primeiros anos do Colégio UNIFEBE realizaram visitas à Villa Renaux, casarão histórico de Brusque, localizado no Primeiro de Maio e que foi lar do Cônsul Carlos Renaux em seus últimos anos de vida. O objetivo da visita foi desenvolver trabalhos a partir do local nos componentes curriculares de “Tecnologias Digitais e a Internet como Espaço Social”, “Literatura e Diálogos Juvenis”, “Produção Cultural e Oficina de Textos”, “A Matemática, Ser Humano e a Natureza”, “Sociedade, Cidadania e Direitos Humanos” e “Investigação no Mundo da Ciência, Saúde e Qualidade de Vida”, “Diálogos com nossas cidades: Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com os professores Odair Groh, Francine Sens, Suy Mey Schumacher Moresco, Simone Sobiecziak, Dagoberto Port e Paulo César de Carvalho Jacó.

Os professores desenvolveram projetos nas trilhas de aprendizagem e nos itinerários formativos dos primeiros anos, por meio de análises e representação e identidade sociocultural da região de Brusque. Cada docente abordou a temática dentro de seu itinerário, e os alunos desenvolveram projetos de acordo com suas áreas de interesse.

No componente curricular “A Matemática, Ser Humano e a Natureza”, por exemplo, os alunos estudaram a arquitetura do local, produziram desenhos em escalas geométricas e desenvolveram maquetes sobre partes específicas da casa, como janelas, a sala de estar e o mausoléu onde estão os restos mortais de Maria Luiza Auguste Lienhaerts (conhecida pelos brusquenses como “Goucki”) a terceira esposa do cônsul. “Trabalhamos com a perspectiva da aprendizagem ativa. Os estudantes fizeram seus projetos de acordo com suas áreas de interesse e puderam descobrir na casa, elementos arquitetônicos inovadores para a época”, afirma a professora Simone Sobiecziak, responsável pela disciplina.

Já no componente curricular “Investigação no Mundo da Ciência, Saúde e Qualidade de Vida” e ”, “Diálogos com nossas cidades: Meio Ambiente e Sustentabilidade” com o professor Dagoberto Port, os alunos elaboraram textos em formato de artigo científico sobre arborização, importância do Cônsul para Brusque e região e mobilidade urbana.

As pesquisas sobre o tema foram transformadas em um rico material digital. Os alunos criaram e-books, portfólios, catálogos, mapas mentais, páginas e podcasts. O trabalho foi desenvolvido pelo professor Odair José Groh, no componente “Tecnologias Digitais e a Internet como Espaço Social” e pelo professor Paulo César de Carvalho Jacó no componente curricular de “Sociedade, Cidadania e Direitos Humanos”.
A aluna Fernanda Lira desenvolveu o trabalho chamado de “Castanho & Verde”, um conto que se passa em meados dos anos 80, quando dois jovens (ambos descendentes de imigrantes europeus) passam a trabalhar juntos na Fábrica Schlösser e se apaixonam um pelo outro. “Me baseei na história de como meus pais se conheceram e no texto utilizei vários elementos históricos da cidade. Gostei muito do tema do trabalho, pois uniu a criatividade dos alunos com o conhecimento que têm acumulado por meio de pesquisas, palestras e experiências ao longo do semestre”, elogia.

O trabalho da aluna foi desenvolvido na aula da professora Suy Mey Schumacher Moresco, no componente curricular “Produção Cultural e Oficina de Textos”, que também conta com a participação do componente curricular “Literatura e Diálogos Juvenis” com a professora Francine Sens.

UNIFEBE é ponto de arrecadação de campanha para desabrigados das enchentes

12 de junho de 2014
Liberada a quinta parcela da Bolsa do Artigo 170