15 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Alunos do curso de Medicina e do Programa de Residência Médica participam de capacitação

Foram apresentadas bases de dados científicos, que são referência clínica

Os acadêmicos do curso de Medicina e os residentes do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram na quinta-feira, 14 de março, da Capacitação de Base de Dados EBSCO – Área da Saúde.

O evento, realizado no Laboratório de Informática, contou com a palestra do consultor Renan Neves, gerente regional de Contas da EBSCO. Ele apresentou a base de dados científica Medline Plus e a ferramenta clínica, baseada em evidências, DynaMed Plus. Também foram apresentadas formas e técnicas para acesso a informações específicas de temas estudados.

A bibliotecária chefe da UNIFEBE, Carla Zenita do Nascimento, explica que a capacitação já foi oferecida em vários momentos na Instituição, dentre eles, formações continuadas e em salas de aula, abrangendo todos os cursos e áreas de conhecimento.

Conforme ela, a EBSCO é um conjunto de base de dados de publicações científicas, que abrangem diversas áreas e que atende necessidades de pesquisa em diversos níveis de ensino, técnicos e profissionais.

— A Biblioteca idealiza esses momentos com o objetivo de criar um vínculo entre os usuários e fontes de informação, indo ao encontro dos usuários e não esperando passivamente que a comunidade acadêmica a procure. Acreditamos que é uma forma eficiente e eficaz de maximizar o acesso às informações científicas e acadêmicas — salienta.

A aluna do curso de Medicina, Milena Fabrizzio, 18 anos, observa que tanto a DynaMed Plus como a Medline são ferramentas constantemente atualizadas de acordo com as novas pesquisas científicas, e que podem ser usadas offline pelo aplicativo conforme a localidade que se está.

— Acho bem importante esse tipo de demonstração pelo fato de que estaremos ainda mais munidos de conhecimento e de formas para buscar o mesmo — salienta.

UNIFEBE promove Ciclo de Debates alusivo aos 10 anos da Lei Maria da Penha

UNIFEBE promove Ciclo de Debates alusivo aos 10 anos da Lei Maria da Penha

16 de novembro de 2016
Prova do Enade é neste domingo