notícias colégio
Notícias
12 de dezembro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Após atuação em escolas de Brusque e região, acadêmicos de Letras – Inglês da UNIFEBE apresentam portfólios

Etapa concluí o Estágio Supervisionado III

A terceira etapa do Estágio Supervisionado, que levou acadêmicos do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE para atuação no ensino médio, foi concluída com a elaboração de um portfólio. A 7ª fase se reuniu com professores durante duas noites para a apresentação dos trabalhos, após a experiência, que ainda possibilitou a atuação na Educação de Jovens e Adultos.

O componente curricular obrigatório visa a consolidar as competências profissionais dos acadêmicos, articulando teoria e prática. Antes da apresentação, os acadêmicos puderam conhecer a instituição escolhida, além de conversar com o professor regente, assistir às aulas, diagnosticar o contexto dos estudantes, assim como desenvolver um projeto, planos de ação voltados para uma turma e aplicar uma aula simulada na universidade.
“Essa é uma etapa muito importante, ao possibilitar o compartilhamento de experiências desse momento da formação dos acadêmicos, salienta a professora Suy Mey Schumacher Moresco.

Mesmo com a experiência profissional em um ambiente escolar, a acadêmica Scheila Cristina Ribeiro acredita que a atividade contribuiu com seu desenvolvimento pessoal por permitir a atuação com um público diverso. “A experiência no estágio é um marco fundamental na formação de professores, proporcionando uma oportunidade ímpar de aplicar a teoria aprendida na sala de aula em um ambiente escolar real. No meu caso, apesar de já trabalhar em uma escola com adolescentes e crianças, fazer estágio em um Centro de Jovens e Adultos (CEJA) trouxe desafios únicos que contribuíram significativamente para o meu crescimento profissional”, afirma.

Ferramenta consolidada
A coordenadora de Estágio, professora Fabiana Boos Vasquez, salienta a importância da elaboração dos portfólios e seu papel no reforço acerca dos conhecimentos adquiridos na atuação escolar. “Esse registro vai muito além de uma forma de simplesmente mostrar as práticas desempenhadas, mas sim um aprendizado no contato direto com os alunos da escola campo de estágio”.

Ela reconhece a possibilidade de os acadêmicos em atuarem com a educação de jovens e adultos pelos desafios e oportunidades proporcionados. Segundo ela, as características ampliam a visão dos futuros professores sobre o papel social da educação. “A experiência de atuar como estagiário no contexto da EJA é um aprendizado transformador, tanto do ponto de vista acadêmico quanto humano”.

Já a coordenadora do curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, ressalta que a elaboração dos portfólios tem se mostrado uma prática exitosa no âmbito do Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. “Consolidam-se como uma ferramenta auxiliar no processo de reflexão das investigações e intervenções realizadas pelos alunos, permitindo ainda aos professores orientadores planejarem as atividades futuras”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe apoia marcha contra a corrupção

Unifebe apoia marcha contra a corrupção


13 de outubro de 2011
Desfile do Sesquicentenário será neste domingo

Desfile do Sesquicentenário será neste domingo


06 de agosto de 2010
Candidatos a Bolsa do Artigo 170 recebem atendimento

Candidatos a Bolsa do Artigo 170 recebem atendimento


16 de fevereiro de 2009
Skip to content