O átrio do Bloco A, do campus Santa Terezinha foi, mais uma vez, o espaço utilizado pelos estudantes para compartilhar os conhecimentos científicos produzidos na universidade. Em frente aos pôsteres, os acadêmicos de Medicina da UNIFEBE apresentaram os seus trabalhos de iniciação científica desenvolvidos com os docentes do curso, durante as suas práticas nos ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde. As apresentações dos resumos, separados em três eixos: Morfologia Clínica e Cirúrgica, Clínica Médica e Inovação e educação em saúde, integraram a programação da II Semana Acadêmica de Medicina.
Realizado entre os dias 6 e 9 de agosto, o evento foi realizado em paralelo ao III Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica e contou com uma série de palestras, mesas-redondas e oficinas. A assessora da coordenação do curso, professora Julia Wakiuchi, comenta que, nesta edição, instituição e acadêmicos trabalharam juntos para escolher as temáticas abordadas ao longo da semana. “Pensando na formação dos futuros médicos, a coordenação sugeriu as palestras relacionadas à imagem dos estudantes, com foco nos cuidados com as fotos feitas em ambientes hospitalares e dos próprios acadêmicos nas redes sociais”, esclarece a professora.
Já os estudantes propuseram o que mais tinham curiosidade em relação à formação, por exemplo, a roda de conversa com os residentes. No bate-papo, os colegas relataram como foi a escolha da especialidade, preparação para as provas e do currículo durante a graduação em Medicina. As palestras também trataram das principais dúvidas que o recém-formado tem logo no início da carreira, desde como são os primeiros plantões. Por fim, ofertadas pelas Ligas Acadêmicas do curso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas e procedimentos médicos, como Tamponamento Nasal, Imobilização, Anatomia aplicada ao ATLS e Atendimento pré-hospitalar no trauma.
III Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica
Este ano, integrado à programação da Semana Acadêmica, o III Meeting de Anatomia Clínica e Cirúrgica buscou correlacionar os componentes curriculares do Ciclo Básico, principalmente anatomia, radiologia, com os aspectos clínicos da prática. “O foco do Meeting deste ano foi em inovação. Eles abordaram as tecnologias aplicadas à educação, ao ensino, por meio de aplicativos, vídeos no YouTube, e com o suporte das engenharias e robóticas. A ideia era apresentar novas estratégias de aprendizado para os alunos”, relata a professora.
O evento
A Semana Acadêmica foi criada em 2023, com o intuito de oportunizar o contato dos acadêmicos com temáticas que não são trabalhadas tradicionalmente em currículos de graduação e, até mesmo, aprofundar conhecimentos já adquiridos em sala de aula. Por iniciativa dos próprios acadêmicos organizadores, a I Semana Acadêmica de Medicina foi batizada de Semana Acadêmica de Medicina Osvaldo Quirino de Souza – SAMOQS.
“O evento já está consolidado em nosso calendário acadêmico e é uma oportunidade ímpar de compartilharmos e disseminarmos conhecimento prático e atual na área da saúde. Parabenizo os organizadores por mais uma edição de sucesso”, conclui o coordenador do curso, doutor Osvaldo Quirino de Souza.
Confira a relação dos melhores trabalhos científicos que foram premiados no evento:
– Morfologia Clínica e Cirúrgica
ASPECTOS RADIOLÓGICOS DA HÉRNIA DE PETERSEN EM PACIENTE SUBMETIDA À BYPASS GÁSTRICO EM Y-ROUX – RELATO DE CASO.
Autores: GUSTAVO NALOVAIKO NEVES, Igor Spengler, Matheus Antônio Bruxel, Paulo Fraga da Silva, Carlos Alberto Zaguini.
Orientador: Bruno Alves Vento.
– Inovação e Educação em Saúde
Associação do Tabagismo ao Risco Cardiovascular
Autores: Brenda Caldas Olijnyk, Gustavo Rosa Dereti, Isabelle Mussolini Heusi, Sara Esther Sobolwsky Werner
Orientador: Roberto De Oliveira
– Clínica Médica
MORTALIDADE MATERNA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS REGIÕES BRASILEIRAS
Autores: Beatriz Kloppel Marques, Ingryd Guimarães de Souza Braga de Albuquerque Brito, Keyla Lima Pellegrini, Lara Caroline Rodrigues, Marina Corá Ferrazza.
Orientadora: Bárbara Fiorentin Giordani Gamba