14 de março de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Autoridades e convidados prestigiam lançamento do livro da reitora da UNIFEBE

Evento foi realizado na última quinta-feira (10), no auditório do Bloco da Saúde

Na noite da última quinta-feira (10), a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, lançou em um evento prestigiado por autoridades e convidados, sua mais nova obra: “Política, Poder e Fortuna: Nuances da vida do Cônsul Carlos Renaux”.

No lançamento, realizado no auditório do Bloco da Saúde da UNIFEBE, Rosemari contou como desenvolveu o livro, fruto de oito anos de pesquisa. “Com o Arquivo Histórico da Indústria Têxtil Catarinense, historiadores locais, documentos e contato com a família, três anos de pesquisa sobre a imigração alemã que se somaram a cinco anos de estudo da vida do Cônsul, foram compilados nessas páginas e transformados em uma narrativa leve sobre a vida de um homem que alcançou projeção industrial e política não só em nossa região”, destaca a autora.

Rosemari conta que o livro foi escrito em 20 dias, durante suas férias de fim de ano, e que o objetivo da obra era preencher uma lacuna na história, visto que Cônsul não possui uma biografia publicada. “O livro foi escrito em primeira pessoa. Então, dou voz a Karl, um rapaz que nasceu na Alemanha e construiu no Brasil, uma vida de política, poder e fortuna. Hoje, dá nome às ruas, time de futebol, escola e hospital. A história de como construiu esse legado está neste livro”, salienta Rosemari.

O evento de lançamento integrou a programação dos 160 anos de nascimento de Carlos Renaux, comemorados na última sexta-feira, dia 11 de março. Além de autoridades, membros da imprensa, da cena cultural de Brusque e região, representantes das Indústrias Renaux, Buettner e Schlösser, o neto do Cônsul, Gerd Albert Walter Gommersbach, também prestigiou o lançamento do livro que conta a história de seu avô.

“Minha gratidão a todos que prestigiaram e de alguma forma contribuíram para a minha pesquisa e escrita. Esta obra foi preparada com muito carinho para imortalizar não só a história do Cônsul, mas também de Brusque e do nosso povo”, conclui Rosemari.

Desde a última sexta-feira (11), livro “Política, Poder e Fortuna: Nuances da vida do Cônsul Carlos Renaux” já está disponível nas livrarias Mosimann e Saber, de Brusque, e também na Casa de Brusque. O livro também está disponível na livraria Graf, onde será realizada uma sessão de autógrafos no próximo sábado (19), às 10h.

A autora
Rosemari Glatz é escritora, pesquisadora, reitora, professora universitária e funcionária pública federal aposentada. Nasceu em Taió, Alto Vale do Itajaí (SC), é neta e filha de comerciantes. Brusquense de coração, em 2020 recebeu o título de Cidadã Honorária de Brusque. Mestre em Administração, há alguns anos descobriu sua grande paixão pela história e desde então vem se dedicando à pesquisa e à escrita, principalmente aos temas relacionados à educação, turismo regional e imigração alemã e polonesa para os Vales do Itajaí e Itajaí-Mirim. É considerada uma autoridade no que se refere à imigração alemã e polonesa para Brusque e cidades do entorno.

Canelinha abre inscrições para transporte universitário na próxima segunda-feira (29)
UNIFEBE

24 de janeiro de 2024