As acadêmicas da 3ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE receberam na aula componente curricular Alfabetização e Letramento, a visita da professora Eucelis Nunes Gonçalves da Silva. Há nove anos na rede municipal de ensino de Brusque, a docente é responsável pela alfabetização das crianças da Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini, na comunidade do Planalto.
Na conversa com as estudantes, Eucelis destacou a importância da alfabetização no desenvolvimento do aluno. “Ao adquirir a capacidade de ler, ele desenvolve habilidades fundamentais para compreender o mundo ao seu redor, descobrindo assuntos até então desconhecidos e ampliando sua capacidade de desenvolver novas competências”, destacou a professora.
Durante o bate-papo, a professora apresentou uma série de atividades que são realizadas com as crianças, enfatizando a relevância dos recursos didáticos-pedagógicos como facilitadores no processo de alfabetização. “De acordo com a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Brusque, as atividades permanentes, como a organização da rotina, por exemplo, são fundamentais nas classes de alfabetização. São elas que direcionam todo o planejamento do professor e orientam os alunos na realização das tarefas propostas. Nesse sentido que essa socialização com uma profissional da área vem para corroborar com a formação das nossas acadêmicas”, enfatizou a professora e idealizadora do momento, Ivanete Lago Groh.
A acadêmica Julia Gohr considerou a vinda da professora à UNIFEBE enriquecedora para o processo de ensino-aprendizagem das futuras pedagogas. “Ficamos muito animadas com todos os materiais didáticos apresentados, com os relatos e vivências da professora em sala de aula. Com certeza alfabetizar é uma das funções mais nobres do professor”, complementou a estudante.
A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, ressalta o quanto a parceria entre a instituição e a rede municipal de ensino tem contribuído com a formação das acadêmicas. “Conhecer a realidade profissional e entender esses processos são essenciais para prepararmos essas futuras pedagogas para atuação no mercado de trabalho. A aproximação com a prática pautada em conceitos teóricos é essencial para o desenvolvimento de um profissional reflexivo na formação inicial. Somos gratos à Secretaria Municipal de Educação por possibilitar que esses profissionais compartilhem com as nossas estudantes suas experiências e cases de sucesso”, concluiu a professora.
Com os conhecimentos obtidos por meio do bate-papo, as acadêmicas farão um relato de suas vivências e estudos no componente curricular de Alfabetização e Letramento, relacionando com as atividades apresentadas. O material será encaminhado à professora convidada.