08 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Bate-papo aborda processo de alfabetização no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Tema foi apresentado às acadêmicas da 3ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE

As acadêmicas da 3ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE receberam na aula componente curricular Alfabetização e Letramento, a visita da professora Eucelis Nunes Gonçalves da Silva. Há nove anos na rede municipal de ensino de Brusque, a docente é responsável pela alfabetização das crianças da Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini, na comunidade do Planalto.

Na conversa com as estudantes, Eucelis destacou a importância da alfabetização no desenvolvimento do aluno. “Ao adquirir a capacidade de ler, ele desenvolve habilidades fundamentais para compreender o mundo ao seu redor, descobrindo assuntos até então desconhecidos e ampliando sua capacidade de desenvolver novas competências”, destacou a professora.

Durante o bate-papo, a professora apresentou uma série de atividades que são realizadas com as crianças, enfatizando a relevância dos recursos didáticos-pedagógicos como facilitadores no processo de alfabetização. “De acordo com a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Brusque, as atividades permanentes, como a organização da rotina, por exemplo, são fundamentais nas classes de alfabetização. São elas que direcionam todo o planejamento do professor e orientam os alunos na realização das tarefas propostas. Nesse sentido que essa socialização com uma profissional da área vem para corroborar com a formação das nossas acadêmicas”, enfatizou a professora e idealizadora do momento, Ivanete Lago Groh.

A acadêmica Julia Gohr considerou a vinda da professora à UNIFEBE enriquecedora para o processo de ensino-aprendizagem das futuras pedagogas. “Ficamos muito animadas com todos os materiais didáticos apresentados, com os relatos e vivências da professora em sala de aula. Com certeza alfabetizar é uma das funções mais nobres do professor”, complementou a estudante.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, ressalta o quanto a parceria entre a instituição e a rede municipal de ensino tem contribuído com a formação das acadêmicas. “Conhecer a realidade profissional e entender esses processos são essenciais para prepararmos essas futuras pedagogas para atuação no mercado de trabalho. A aproximação com a prática pautada em conceitos teóricos é essencial para o desenvolvimento de um profissional reflexivo na formação inicial. Somos gratos à Secretaria Municipal de Educação por possibilitar que esses profissionais compartilhem com as nossas estudantes suas experiências e cases de sucesso”, concluiu a professora.

Com os conhecimentos obtidos por meio do bate-papo, as acadêmicas farão um relato de suas vivências e estudos no componente curricular de Alfabetização e Letramento, relacionando com as atividades apresentadas. O material será encaminhado à professora convidada.

Representantes da Proppex visitam secretarias de educação da região
UNIFEBE

Representantes da Proppex visitam secretarias de educação da região

15 de julho de 2014