15 de março de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Braço robótico projetado por acadêmico da UNIFEBE é apresentado em Congresso Internacional de Engenharia Mecânica

Equipamento para fins didáticos foi desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico de Engenharia Mecânica

O braço robótico projetado e desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pelo acadêmico de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, Lucas Guimarães, foi apresentado para estudiosos e profissionais do mundo todo, no 26º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica – COBEM. O evento científico realizado em 2021, em Florianópolis, reuniu os trabalhos de destaque na área, em uma programação de apresentações de artigos e experiências sobre as mais várias áreas de atuação da Engenharia Mecânica.

No Congresso, Lucas e o professor Júlio César Frantz, compartilharam a pesquisa, que resultou no projeto e construção de um braço robótico de baixo custo para fins didáticos. “Tecnologia e educação estão diretamente relacionadas quando pensamos em futuro. No entanto, para estudar robótica, uma das vertentes tecnológicas utilizadas na indústria, os custos são elevados, o que instigou o acadêmico a ir além e criar um kit didático, por um valor acessível, para o ensino prático da robótica”, explica o professor orientador do projeto, Júlio Frantz.

O interesse pelo tema surgiu antes do término do curso de Graduação, nas aulas da disciplina de Sistemas Robóticos, componente curricular na qual os estudantes aprendem a projetar e programar um robô. Para o projeto e construção de um braço robótico educacional de baixo custo, com ênfase na indústria 4.0, o acadêmico elaborou uma pesquisa aplicada, utilizando o processo de Desenvolvimento do Produto (PDP).

Durante o desenvolvimento do protótipo, Lucas orçou bancadas didáticas de até R$ 400 mil reais. O braço robótico do estudante custou em torno de R$ 680 reais, considerado de baixo custo, comparado a produtos com a mesma finalidade disponíveis no mercado. “A robótica é uma tecnologia que cada vez mais teremos contato no nosso dia a dia, já que os robôs substituirão operações nocivas aos seres humanos. O intuito do TCC do Lucas é que tenhamos esse equipamento, para que mais pessoas aprendam na prática como projetar e programar um robô e utilizem isso a favor de uma formação profissional mais didática e qualificada”, complementa Frantz.

Para o acadêmico, Lucas Guimarães, apresentar em um congresso internacional o resultado de sua pesquisa foi gratificante. “Esse trabalho é uma fonte para quem pesquisa sobre robótica educacional e sobre a indústria 4.0 e, poder levar essa informação aos profissionais do mundo inteiro, enriqueceu meu conhecimento acadêmico e me deu oportunidade de aprender ainda mais com outros pesquisadores”, enalteceu Lucas.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, esclarece que ao longo da Graduação os estudantes da UNIFEBE são incentivados a participarem de eventos científicos. “Ao longo do curso eles se familiarizam com as mais diversas atividades científicas, o que os estimula a buscarem sempre mais. Os professores também são fundamentais nesse processo e, por isso, eles ficam tão orgulhosos quanto os próprios alunos, quando um trabalho é aprovado em um congresso internacional. Temos certeza a que de quando isso acontece, a missão da universidade é concluída com sucesso, pois o acadêmico vai para o mercado de trabalho com uma nova visão de mundo”, conclui Rafaela.

Confira a apresentação da UNIFEBE no 26º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica:

Feira Regional de Empregos cria oportunidades no mercado de trabalho

07 de abril de 2014
Nova Trento/Unifebe é campeão estadual de Vôlei

30 de novembro de 2009
Inscrições abertas para bolsas de estudo. Confira como participar

22 de fevereiro de 2016