notícias colégio
Notícias
28 de novembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Captação e usabilidade da água na Alemanha servirão de case para pesquisas na UNIFEBE

Instituição integra comitiva brusquense em agenda no país europeu

As possibilidades de pesquisa científica sobre a captação e usabilidade da água têm sido o foco da UNIFEBE durante a viagem internacional à Alemanha. A instituição, representada pela reitora, professora Rosemari Glatz, e pela coordenadora de Engenharia Química, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, integra a comitiva brasileira ao lado do prefeito de Brusque, André Vechi, secretários municipais e representantes da Fundema, que cumprem agenda no país europeu.

O tema vem ao encontro do Laboratório UNIFEBE do Vale do Itajaí-Mirim, aprovado no Programa MultiLab SC – Laboratórios Multiusuários da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), espaço onde será realizada a pesquisa avançada de mapeamento e acompanhamento da qualidade da água do Rio Itajaí-Mirim.

Segundo a coordenadora de Engenharia Química da UNIFEBE, a água potável é um tema emergente, principalmente na Alemanha. Em visita à Stadtwerke – serviços públicos de Ettlingen, os representantes brusquenses visualizaram a estação de captação e reservatório de água. No país europeu, a captação da água é feita diretamente do lençol freático. O recurso natural passa por um filtro físico de areia e carvão e, após filtrada, a água é distribuída diretamente à população. “Os cidadãos têm água potável, de qualidade, sem nenhum tipo de tratamento químico e biológico. É um modelo diferenciado que pretendemos estudar com mais afinco”, explica a professora Rafaela.

Diferente da Alemanha, Brusque e região utilizam a captação de água de superfície (água dos rios), explica a pesquisadora. Nesse sentido, para melhorar a qualidade da água distribuída à população, o recurso passa por tratamento químico, físico e uma série de adições de produtos exigidas pela legislação.  A coordenadora do projeto de pesquisa avançada de mapeamento e acompanhamento da qualidade da água do Rio Itajaí-Mirim revela que, com os cases apresentados na viagem internacional, a UNIFEBE amplia as possibilidades de pesquisa. “Saímos da visita com muitas ideias sobre outras perspectivas a serem pesquisadas, dessa vez com relação aos lençóis freáticos na nossa região. Para estudar a viabilidade de uma captação subterrânea em vez de superficial. Neste caso, a pesquisa precisaria analisar o tamanho do lençol freático e se ele conseguiria atender à demanda de abastecimento, além de outras questões técnicas necessárias à captação e distribuição da água”.

A ideia de ampliar e buscar novas pesquisas, avalia a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz é de, por meio de estudos técnicos e científicos, propor melhorias à população de Brusque e região. “O conhecimento produzido na universidade só é palpável se ele for aplicado em prol do desenvolvimento social e econômico. Por isso, integramos a comitiva brusquense que está na Alemanha, por entendermos que o papel de uma instituição comunitária é de se envolver ativamente. Neste caso, utilizando os cases de sucesso das cidades que integram o Distrito de Karlsruhe, com o qual Brusque possui parceria, como inspirações para produzir conhecimento científico e novos projetos”.

A agenda na Alemanha segue até este domingo, dia 1.º de dezembro, quando a comitiva retorna ao Brasil.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colegiados dos cursos da Unifebe tem sua composição renovada

Colegiados dos cursos da Unifebe tem sua composição renovada


18 de abril de 2008
Vôlei de Nova Trento é tri na Olimpíada Estudantil Catarinense

Vôlei de Nova Trento é tri na Olimpíada Estudantil Catarinense


04 de novembro de 2011
Empresas valorizam profissionais com formação acadêmica
Destaque

Empresas valorizam profissionais com formação acadêmica


31 de agosto de 2018
Skip to content