05 de agosto de 2013

Celebração ecumênica dos 40 anos da UNIFEBE é celebrada por arcebispo e pastor

Na sexta-feira, 2 de agosto, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu uma solenidade religiosa para comemorar os 40 anos da instituição. A celebração ecumênica, realizada na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, no centro de Brusque, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck e pelo pastor luterano Cláudio Siegfried Schefer. Prestigiaram o evento, acadêmicos, professores, funcionários e comunidade.

O pastor foi o primeiro a fazer a homilia. Citou o educador Paulo Freire ao dizer que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Para enaltecer a importância da UNIFEBE para a educação de Brusque e região, ele ainda citou Lutero ao dizer que a maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos. “O empreendimento do padre Orlando Maria Murphy (idealizador da instituição) é um testemunho do dinheiro e do esforço mais do que bem aplicado no crescimento de um povo, ao investir na sua instrução”, disse em referência à criação da UNIFEBE, em 1973.

Já Dom Wilson, comentou que duas coisas são importantes na vida de um ser humano: ter memórias e histórias para contar e aprender a agradecer. “Nossa é vida é feita de fatos e de contar esses fatos. Contar é reviver e uma forma de se manter algo vivo. Hoje, agradecemos à UNIFEBE e, fazendo isso, nós reconhecemos o seu valor”, destacou.

Durante a celebração ecumênica acadêmicos da UNIFEBE realizaram a procissão de ação de graças, levando até o altar diversos objetos que simbolizam o dia a dia da universidade e seus cursos. O primeiro aluno levou um quadro do padre Orlando, e a procissão foi encerrada com uma acadêmica vestida de beca, simbolizando a conquista profissional de todos os estudantes do ensino superior. O coro da UNIFEBE abrilhantou a cerimônia com três músicas, e o grupo de canto da Paróquia Santa Terezinha executou as demais canções da celebração.

Para o reitor, Günther Lother Pertschy, foi um momento emocionante. “Esta celebração foi importante para brindar a diversidade cultural e de crenças que encontramos no dia a dia da universidade. Ter o pastor Claudio e o arcebispo Dom Wilson conosco foi de extrema alegria e emoção para todos nós”, ressaltou. “Agradeço a todos que participaram de mais essa comemoração da UNIFEBE”, completou.

Texto e fotos: Thayse Helena Machado

Unifebe oferece curso para qualificar Corretores de Imóveis

09 de fevereiro de 2007
Curso de Direito da Unifebe realiza audiência e júri simulado no campus