notícias colégio
Notícias
16 de abril de 2017

Cineclube Aura discute o assédio

004Nos dias 18, 20 e 22 de abril o curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE reabre as sessões do Cineclube Aura com o documentário brasileiro “Precisamos falar do Assédio”. As sessões são abertas à comunidade, e serão apresentadas gratuitamente no Auditório do Bloco C às 19h nos dias 18 e 20 de abril e às 9h no dia 22.

Segundo o coordenador de Publicidade e Propaganda o assunto é importante por se tratar de uma das pautas públicas mais urgentes da atualidade.

— Precisamos falar sobre a questão do assédio às mulheres. Do Big Brother às páginas de Facebook, perpassando os movimentos sociais e as marchas pró-feminismo, a discussão torna-se urgente quando se ouve centenas de relatos sobre a condição feminina e os resquícios grosseiros da cultura do patriarcado — afirma o coordenador.

O filme da diretora Paula Sacchetta, gravado em 2016, é resultado de um experimento social onde, durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítimas de algum tipo de assédio. Ao todo, foram 140 relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades, que nada têm em comum além de terem sofrido alguma violência.

— O filme ainda não está em circuito comercial, conseguimos acesso a ele via contato direto com a produtora Mira Filmes e a diretora. Assim, as sessões são uma oportunidade de discutirmos um tema tão essencial ao bem-estar de nossa comunidade, além de permitir o acesso a materiais cinematográficos que geralmente nossos alunos e comunidade externa não teriam acesso. Desta forma, é uma proposta tanto social quanto cultural que, tenho certeza, vai mexer com mente e coração dos participantes — afirma Zen.

Conheça o projetocartaz 01

Precisamos Falar do Assédio é um projeto transmídia que nasceu nesse contexto e pretende ampliar esse movimento, tirando o tema apenas das redes e ocupando também os espaços urbanos.

Na Semana da Mulher, de 7 a 14 de março de 2016, uma van-estúdio visitou nove lugares em São Paulo e Rio de Janeiro, passando pelo centro, zonas nobres e periferias das duas cidades coletando depoimentos de mulheres vítimas de assédio. Dentro da van, as mulheres ficavam sozinhas para falar, sem qualquer tipo de entrevistador ou interlocutor, para se sentirem à vontade e poderem contar o que quisessem. As que preferiram não se identificar, podiam usar uma das quatro máscaras disponíveis que representavam os motivos pelas quais elas não queriam aparecer: medo, vergonha, raiva ou tristeza.

Ao todo, 140 mulheres de 15 a 84 anos quiseram contar suas histórias, que vão desde cantadas feitas por desconhecidos no transporte público ou na rua, até estupros cometidos por parentes e dentro da própria casa, quando elas eram crianças. O resultado, mais de 12 horas de material, foi compilado em um documentário de 90 minutos.

Site do projeto: https://precisamosfalardoassedio.com/

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues (jornalista@unifebe.edu.br)
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Brasília e inovação são temas do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE
UNIFEBE

Brasília e inovação são temas do Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE


03 de abril de 2014
Unifebe recepciona calouros de São João Batista

Unifebe recepciona calouros de São João Batista


24 de fevereiro de 2010
Semana das Licenciaturas começa hoje

Semana das Licenciaturas começa hoje


24 de setembro de 2007
Skip to content