16 de fevereiro de 2016

Cineclube Aura Realiza Semana De Cinema Sueco

Amantes da sétima arte já possuem programação até domingo, 21 de fevereiro. Isso porque o CINECLUBE AURA, realizado pelo curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE em parceria com o Coletivo Hiato, promove mais uma semana dedicada ao cinema.

Os filmes são exibidos diariamente, sempre às 21h, no Espaço Hiato (Avenida Cônsul Carlos Renaux, nº 182, Centro de Brusque, sala 04 – fundos, subindo as escadas). O tema deste mês é: Suécia.

Programação

Em 2016, o cineclube prestigiará o cinema de 11 países, caracterizados pelos seus diretores mais importantes. Em fevereiro é a vez da Suécia.

Durante a semana serão assistidas obras do diretor Ingmar Bergman, que comandou alguns dos mais influentes e aclamados filmes de todos os tempos.

Alguns dos temas centrais das obras do diretor são voltados a um estudo psicológico dos personagens e a má influência da religião na vida social.

Escolhendo seis obras de seus mais de 30 filmes como diretor, o trabalho dos realizadores das sessões – o artista visual Guilherme Müller e o cineasta Ricardo Weschenfelder – foi de encontrar os temas mais interessantes para a discussão.

—Partindo da Suécia, não poderíamos passar apenas um ou dois filmes do cineasta Ingmar Bergman, então resolvemos lhe dar uma atenção especial. Serão 6 filmes autorais e o documentário Liv & Ingmar, para finalizar nossas sessões — explica Müller.

Bergman foi um realizador em destaque de seu país, produzindo exaustivamente seu cinema existencial através imagens bárbaras e um discurso denso, que acompanhou sua obra do início ao fim.

— Esperamos reunir fãs e também adentrar no que sugerimos serem as obras mais expressivas de sua carreira — afirma Müller – que além de mediador das sessões é organizador do Coletivo Hiato.

Para o cineasta e professor do curso de Publicidade e Propaganda, Ricardo Weschenfelder, Bergman é um dos grandes diretores, como Godard, Fellini e Hitchcock.

— Na segunda metade do século XX, ele foi, talvez, o cineasta mais importante e ativo de todos. Fez muitos filmes: 33 longas-metragens. A sua obra gerou seminários, tratados de estética, suicídios, seguidores e teorias. Bergman adentrou na existência e na alma humana. E, como se não bastasse, foi o cineasta que melhor soube enquadrar o rosto no cinema — comenta.

Em março, a iniciativa chega a Portugal – e promete apresentar ao público ainda mais cineastas. Confira a programação abaixo:

17/02 . O Sétimo Selo (1957)
18/02 . Gritos e Sussurros (1972)
19/02 . Sonata de Outono (1978)
20/02 . Persona (1966)
21/02 . Liv & Ingmar, de Dheeraj Akolkar (2012)

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Estudantes de Botuverá podem solicitar carteirinha para transporte universitário na Secretaria de Educação
UNIFEBE

26 de janeiro de 2024