notícias colégio
Notícias
06 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colégio UNIFEBE realiza o primeiro Campeonato de Debates escolar do estado

Estudantes vencedores do certame foram revelados na última sexta-feira (1)

A capacidade de argumentação, a oratória, a formação da opinião própria e o estímulo do pensamento crítico foram praticados pelas turmas do segundo ano na final do Campeonato de Debates do Colégio UNIFEBE, realizado na última sexta-feira (1), no Bloco F (Bloco da Saúde). Foi o primeiro torneio de debates escolar de Santa Catarina. O evento contou com a presença de pais e representantes da gerência regional da Secretaria Estadual de Educação.

Todos os alunos das segundas séries participaram das fases preliminares do campeonato, que foi disputado em sistema eliminatório direto (mata-mata) e chegaram à decisão as duas equipes campeãs de cada sala. A moção da final foi “Esta casa lamenta a idolatria de indivíduos que alcançaram o sucesso abandonando a educação tradicional”, e um grupo tinha a função de ser favorável a ela, enquanto o outro deveria apresentar argumentos contrários.

Ao final da disputa, a equipe vencedora foi a que defendia a moção, representada por alunos do 2º ano B. De acordo com o professor Luiz Roberto Deschamps, um dos idealizadores da implementação da cultura de debates no Colégio UNIFEBE, os estudantes já estão se organizando para o próximo torneio, que será realizado no segundo semestre do ano. “A expectativa é que o nível da competição aumente ainda mais. Em Santa Catarina, nestes moldes, não há nada parecido com nosso projeto de debates e há pouquíssimos no Brasil, já que é algo novo, está presente apenas em grandes universidades do país e ainda não há um regulamento específico para campeonatos”, explica o professor.

Neste ano, a Editora UNIFEBE lançou a obra “O Debate é Preciso, Reflexões Acerca do Debate”, escrito pelo professor Guilherme Augusto Hilário Lopes, que aborda, sob diversos pontos de vista, o debate como categoria de comunicação e como modalidade esportiva, sobretudo entre estudantes. Além da apresentação da modalidade debate, o livro passa por um aprofundamento epistemológico acerca de verdade e falácia, descrevendo as formas e as regras do debate como esporte e, por fim, debatendo a importância do diálogo e do debate – com seus aprofundamentos retóricos – para o enriquecimento do espírito humano e sua decorrente valorosidade para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

A aluna Manuela Marina Ferreira, participante da equipe vencedora, afirma que o debate possibilita que os alunos explorem diferentes pontos de vista sobre diversos temas. “Essas atividades fazem com que a gente desenvolva competências e já estou ansiosa pelo próximo campeonato”, afirma.

Uma das avaliadoras do debate foi a capitã da Seleção Brasileira de Debates, Clarissa Dias. Campeã nacional e considerada uma das melhores debatedoras do país, a jovem estudante considera que ambas as turmas tiveram um excelente desempenho e mostraram grande dedicação ao tema proposto. “Todos tiveram uma ótima retórica e oratória. A equipe campeã se destacou, especialmente, na refutação das ideias da outra bancada e na construção de seus ótimos argumentos. A realização do primeiro torneio de debates escolar do estado é um grande marco. A experiência tornou possível que mais alunos e professores conhecessem o esporte e se interessassem por ele”, elogia Clarissa.

O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, ressalta a importância do torneio e da cultura de debates como ferramenta de ensino-aprendizagem em disciplinas da matriz curricular dos alunos. “A ideia é expandir esse formato de debates escolares também para outras escolas. Queremos que o Colégio UNIFEBE seja referência na divulgação dessa cultura”, revela o professor Leonardo.

Alunos vencedores do Campeonato de Debates:
Ana Luísa Weidgenant
Eduarda Freitas Fernandes
Manuela Marina Ferreira
Caio Onofre Reigert
Hannah Marina Appel Gohr
Patrick Lindolfo Motta Petermann
Gabriela Regina de Souza
Rafaela Heinig

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 17/08 – Vaga para Motorista

1º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 17/08 – Vaga para Motorista


26 de maio de 2008
Cerimônia da Cápsula do Tempo e inauguração de Monumento Comemorativo marcam celebrações dos 50 anos da UNIFEBE
Destaque

Cerimônia da Cápsula do Tempo e inauguração de Monumento Comemorativo marcam celebrações dos 50 anos da UNIFEBE


16 de janeiro de 2023
Nota de esclarecimento: Transporte Municipal
UNIFEBE

Nota de esclarecimento: Transporte Municipal


25 de janeiro de 2017
Skip to content