15 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE tem trabalhos reconhecidos em Feira Regional de Matemática

Para competição foram selecionadas adaptações de trabalhos com passagem pela Feira de Iniciação Científica

A XXIV Feira Regional de Matemática da Coordenadoria Regional de Educação reconheceu três dos cinco trabalhos inscritos pelo Colégio UNIFEBE na edição do evento. Medalhas e troféus de Menção Honrosa foram entregues para os participantes durante a solenidade ocorrida em Canelinha, no último dia 25.

Do Ensino Médio foram inscritos Fuga de Alcatraz, Desastre Sobre Trilhos e Armazenamento de Dados em DNA Sintético. Já o Ensino Fundamental participou com Açúcar e Matemática, além do Escola Sustentável.

O diretor do Colégio UNIFEBE, Leonardo Ristow classifica o desempenho da instituição nos dois anos que participa como fruto de dedicação e competência nas atividades desenvolvidas internamente. Em ambos os anos houve trabalhos reconhecidos.

“Mais uma vez é motivo de orgulho para todos nós ter alunos e professores tão engajados, que se dedicam durante as aulas, mas também no período extraclasse, estudando e buscando a melhor forma de apresentar os trabalhos”, afirma.

As propostas foram reformulações feitas para o evento, baseadas em trabalhos apresentados na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) e na Feira de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE, como relata a orientadora dos trabalhos do Ensino Médio, professora Simone Sobiecziak. As abordagens e reflexos do engajamento na formação dos estudantes são destacados pela professora.

“O objetivo é fazer uma pesquisa científica, participar do evento, trocar ideias com outros estudantes que estão lá, viver o ambiente da matemática e ver outros trabalhos da matemática contextualizados nas várias áreas do conhecimento e exercitar a capacidade de argumentação”, descreve.

Para a orientadora do Ensino Fundamental, professora Julia Gabriella Pedrini, a participação dos estudantes na feira tem avaliação positiva e ressalta a evolução necessária ao longo da elaboração dos trabalhos. “Foi gratificante e válida a participação na Feira Regional de Matemática, pois foi difundido o conhecimento, influenciando positivamente no cotidiano dos estudantes e estimulando a pesquisa. Conquistar a premiação foi reflexo de todo estudo e desempenho em todo o processo”.

Experiência única
Entre os participantes da feira, a sensação é de orgulho pela experiência e pela dedicação até a finalização do trabalho. Camila Vitória Stofela, estudante do Ensino Médio, foi uma das estudantes responsáveis pela análise científica sobre o descarrilamento de um trem em Ohio, Estados Unidos. Ela se diz feliz pela oportunidade e por ter superado os desafios do trabalho de analisar as causas e efeitos do acidente que chamou a atenção pelo risco e gravidade gerados.

Até a edição, ela lembra de ter tido poucas oportunidades de participar de eventos semelhantes e ficou contente com o que classificou como experiências únicas. “Vou levar para minha vida. São experiências inexplicáveis e é muito gratificante participar de uma feira regional e saber que nosso trabalho, nossas pesquisas estão sendo valorizadas”, relata.

O sentimento é compartilhado por Eduarda Frizon, estudante do 6º ano, que destaca a possibilidade de interação com pessoas de diferentes idades durante a feira. No caso dela, o foco do trabalho foi outro. “Foi um grande aprendizado, uma experiência que não vou esquecer. Meu trabalho era sobre o açúcar na matemática e muitas pessoas ficaram interessadas”.

Agenda – #5

19 de agosto de 2010