notícias colégio
Notícias
15 de setembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE tem trabalhos reconhecidos em Feira Regional de Matemática

Para competição foram selecionadas adaptações de trabalhos com passagem pela Feira de Iniciação Científica

A XXIV Feira Regional de Matemática da Coordenadoria Regional de Educação reconheceu três dos cinco trabalhos inscritos pelo Colégio UNIFEBE na edição do evento. Medalhas e troféus de Menção Honrosa foram entregues para os participantes durante a solenidade ocorrida em Canelinha, no último dia 25.

Do Ensino Médio foram inscritos Fuga de Alcatraz, Desastre Sobre Trilhos e Armazenamento de Dados em DNA Sintético. Já o Ensino Fundamental participou com Açúcar e Matemática, além do Escola Sustentável.

O diretor do Colégio UNIFEBE, Leonardo Ristow classifica o desempenho da instituição nos dois anos que participa como fruto de dedicação e competência nas atividades desenvolvidas internamente. Em ambos os anos houve trabalhos reconhecidos.

“Mais uma vez é motivo de orgulho para todos nós ter alunos e professores tão engajados, que se dedicam durante as aulas, mas também no período extraclasse, estudando e buscando a melhor forma de apresentar os trabalhos”, afirma.

As propostas foram reformulações feitas para o evento, baseadas em trabalhos apresentados na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) e na Feira de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE, como relata a orientadora dos trabalhos do Ensino Médio, professora Simone Sobiecziak. As abordagens e reflexos do engajamento na formação dos estudantes são destacados pela professora.

“O objetivo é fazer uma pesquisa científica, participar do evento, trocar ideias com outros estudantes que estão lá, viver o ambiente da matemática e ver outros trabalhos da matemática contextualizados nas várias áreas do conhecimento e exercitar a capacidade de argumentação”, descreve.

Para a orientadora do Ensino Fundamental, professora Julia Gabriella Pedrini, a participação dos estudantes na feira tem avaliação positiva e ressalta a evolução necessária ao longo da elaboração dos trabalhos. “Foi gratificante e válida a participação na Feira Regional de Matemática, pois foi difundido o conhecimento, influenciando positivamente no cotidiano dos estudantes e estimulando a pesquisa. Conquistar a premiação foi reflexo de todo estudo e desempenho em todo o processo”.

Experiência única
Entre os participantes da feira, a sensação é de orgulho pela experiência e pela dedicação até a finalização do trabalho. Camila Vitória Stofela, estudante do Ensino Médio, foi uma das estudantes responsáveis pela análise científica sobre o descarrilamento de um trem em Ohio, Estados Unidos. Ela se diz feliz pela oportunidade e por ter superado os desafios do trabalho de analisar as causas e efeitos do acidente que chamou a atenção pelo risco e gravidade gerados.

Até a edição, ela lembra de ter tido poucas oportunidades de participar de eventos semelhantes e ficou contente com o que classificou como experiências únicas. “Vou levar para minha vida. São experiências inexplicáveis e é muito gratificante participar de uma feira regional e saber que nosso trabalho, nossas pesquisas estão sendo valorizadas”, relata.

O sentimento é compartilhado por Eduarda Frizon, estudante do 6º ano, que destaca a possibilidade de interação com pessoas de diferentes idades durante a feira. No caso dela, o foco do trabalho foi outro. “Foi um grande aprendizado, uma experiência que não vou esquecer. Meu trabalho era sobre o açúcar na matemática e muitas pessoas ficaram interessadas”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Sindicont promove curso na Unifebe – 29/01/2009

Sindicont promove curso na Unifebe – 29/01/2009


29 de janeiro de 2009
Ciclo de Palestras no Anfiteatro da Unifebe

Ciclo de Palestras no Anfiteatro da Unifebe


16 de abril de 2008
Mostra de cinema Galo de Gala fala sobre gêneros e pede respeito
UNIFEBE

Mostra de cinema Galo de Gala fala sobre gêneros e pede respeito


02 de junho de 2017
Skip to content