O resultado da pesquisa de estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais sobre os temas centrais da Geografia foi o foco da 3.ª edição da Jornada Geográfica do Colégio UNIFEBE. A programação contou com a apresentação de trabalhos, exibição de maquetes e atividades interativas com os visitantes.
Os temas definidos para as turmas abordaram desde o escoamento do solo, placas tectônicas, aquecimento global, entre outros temas. Parte das equipes apresentou suas pesquisas sobre as características de regiões brasileiras ou as subdivisões do continente africano. Também houve turmas dedicadas ao estudo do efeito estufa, bacias hidrográficas, rochas e solos.
Entre os professores organizadores da atividade, Tatiane Marques Moresco e Ângela Maximiano, a edição é indicada como um momento importante de compartilhamento de conhecimento científico entre a comunidade escolar. Na avaliação da professora Tatiane, a programação é um trabalho de sucesso, consolidado no Colégio e aproxima os temas estudados durante o ano do restante da comunidade.
Ela também reforça o papel da atividade no desenvolvimento dos estudantes. “Esse momento promove habilidades e competências previstas na BNCC, como argumentação, autonomia, empatia, comunicação e cooperação”, descreve. A participação das famílias na programação é salientada pela professora Angela. “A presença dos pais é fundamental nesse processo e fortalece ainda mais o vínculo entre escola e comunidade”, avalia.
O diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, salienta o desempenho dos diferentes grupos durante as apresentações e atividades desenvolvidas. Para além da dedicação, ele destaca a participação dos professores na preparação dos acadêmicos. “É muito bonito ver os alunos apresentando trabalhos em que eles realizaram a pesquisa, elaboraram a apresentação, com uma propriedade muito grande, na forma de comunicar e de responder os visitantes”, indica.
Em linha semelhante, a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Joziane de Moura Weirich, salienta a qualificação da programação a cada nova edição “A Semana Geográfica é um momento muito especial em nosso colégio, pois além de despertar o interesse pelo conhecimento, evidencia o quanto nossos alunos evoluem a cada edição. É gratificante perceber esse crescimento ao longo dos anos, fruto do empenho deles e do trabalho dedicado das professoras, que, no Colégio acreditam e investem no potencial de cada estudante”, descreve.
Experiência marcante
A estudante do 9.º A, Maria Clara Minella, avalia que a edição foi uma das mais marcantes em que já participou. Contente com a nota máxima conquistada com a participação, ela afirma ter ficado feliz com o resultado do sorteio do tema e composição do grupo.
“Tive a oportunidade de conhecer uma festa que eu não conhecia: o Dia de São Patrício, e partilhar esse conhecimento com os outros alunos. Isso me trouxe uma satisfação, já que percebi que eles aprenderam algo durante o jogo de perguntas que meu grupo preparou sobre o tema”, descreve.
De acordo com ela, o envolvimento da equipe com a programação e o formato adotado para apresentação possibilitou compartilhar conhecimentos com os participantes. Segundo a estudante, a experiência possibilitou ao grupo aperfeiçoar as técnicas necessárias para apresentações e futuras participações em eventos semelhantes.