notícias colégio
Notícias
16 de março de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP UNIFEBE promove formações para auxiliar pesquisadores

Ciclo de palestras orienta sobre questões éticas na pesquisa

Com o intuito de orientar os pesquisadores sobre questões que envolvem a ética na pesquisa com seres humanos no Brasil, o Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFEBE promove, semestralmente, um ciclo de palestras para professores, acadêmicos e membros da comunidade externa.

No último dia 7 de março, o CEP realizou a primeira palestra de 2022 “Ética na pesquisa com seres humanos: Plataforma Brasil”, para apresentar e aproximar a comunidade acadêmica da temática e esclarecer as principais dúvidas sobre os processos de submissão dos projetos de pesquisa na plataforma.

“Foi um momento bem oportuno e esclarecedor. Professores, acadêmicos e membros da comunidade externa puderam conhecer aspectos que envolvem a tramitação dos protocolos de pesquisa a serem apreciados pelo Sistema CEP/CONEP, aproximarem-se das normativas que envolvem a ética na pesquisa com seres humanos, assim como sanarem dúvidas específicas sobre as suas realidades. Este é o intuito das nossas palestras, fazer com que os pesquisadores entendam a função do CEP e se familiarizem com os processos que visam resguardar a segurança e integridade de todos os envolvidos na pesquisa”, esclarece a coordenadora do CEP, professora Camila da Cunha Nunes.

 

A próxima palestra já está programada e será realizada no dia 19 de maio, às 17h, no auditório do Bloco C. Nesta edição da formação o tema será “Projeto de Pesquisa e documentos necessários para a submissão ao CEP”.

O CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP da UNIFEBE é coordenado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Tem caráter consultivo, deliberativo e educativo, para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Responsável pela apreciação e deliberação de todo tipo de pesquisa que envolva seres humanos, é função do Colegiado do CEP UNIFEBE analisar e decidir sobre as questões éticas da pesquisa, tornando-se corresponsável por garantir a proteção dos participantes.

O CEP é formado por 13 membros com formação em diversas áreas do conhecimento, integrado além dos profissionais que atuam na UNIFEBE, por dois representantes dos participantes da pesquisa, um indicado pelo Conselho Municipal de Saúde (COMUSA) e outro pela Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA Brusque).

Em 2021, o CEP UNIFEBE foi considerado referência pela CONEP, sendo selecionado para compartilhar com outros CEPs, em evento nacional realizado pela instituição, as práticas realizadas pelo CEP- UNIFEBE. Suas atividades são avaliadas periodicamente pela CONEP.

Na UNIFEBE o CEP está localizado em sala anexa à Biblioteca e tem horário de atendimento às segundas-feiras das 8h às 12h e quintas-feiras das 16h às 22h, ou pelo telefone (47) 3211-7250 e pelo e-mail etica@unifebe.edu.br. É possível obter mais informações sobre o CEP e orientações sobre a ética na pesquisa com seres humanos, na página do CEP no site da UNIFEBE.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Unifebe suspende as aulas desta semana

Unifebe suspende as aulas desta semana


25 de novembro de 2008
Edital Unifebe n° 20/09 – Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica

Edital Unifebe n° 20/09 – Processo Seletivo de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica


14 de julho de 2009
Coordenador da UNIFEBE participa de “Debates Inovadores”

Coordenador da UNIFEBE participa de “Debates Inovadores”


23 de abril de 2012
Skip to content