notícias colégio
Notícias
03 de abril de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Marcelo Gouvêa

Comitiva alemã chega a Santa Catarina para celebrar os 200 anos da imigração no Brasil

Programação teve início nesta quarta-feira, 3, em Florianópolis

Os 24 membros da comitiva alemã do Distrito de Karlsruhe e da cidade de Karlsdorf-Neuthard chegaram nesta quarta-feira, 3, a Santa Catarina, para celebrar os 200 anos da imigração no Brasil. Os alemães, dentre eles, o Administrador do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, Secretários Distritais, Deputados Distritais, o Prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt, e vereadores da cidade de Karlsdorf-Neuthard foram recebidos, no Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, por representantes das entidades organizadoras da programação alusiva à data.

A agenda oficial da comitiva iniciou na capital catarinense, onde os representantes alemães foram recepcionados pela vice-governadora, Marilisa Boehm e pelo Secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, Juliano Froehner, na Feira Internacional de Negócios (FIN).

Ao recepcionar os alemães, o secretário comentou que uma das prioridades do governo é fomentar a internacionalização do estado. “Queremos oferecer possibilidades sólidas de projetos, ouvir e compartilhar ideias e sugestões para trabalharmos juntos. Nosso estado tem muito interesse sim em questões relacionadas à sustentabilidade, à tecnologia e inovação e recebê-los, hoje, aqui é a Continuação de um laço muito forte”, enfatizou o secretário.

A vice-governadora, Marilisa Boehm, frisou que o Governo do Estado está de portas abertas para fomentar ainda mais parcerias com o país europeu. “Que essa parceria celebrada nos 200 anos de imigração, perdure por muitos anos mais e que continue contribuindo com as cidades de Brusque, Guabiruba e de outros municípios do estado que foram colonizados por imigrantes alemães”, salientou a vice-governadora.

Ao citar algumas propostas e projetos realizados por meio da parceria, o administrador distrital de Karlsruhe Christoph Schnaudigel, lembrou que mesmo em tempos tão adversos, como na pandemia, todos os projetos iniciados foram concluídos. “Os projetos envolvendo o meio ambiente, a parceria com a UNIFEBE para a realização de pesquisas e intercâmbio de estudantes são projetos de muito êxito, que com certeza terão continuidade. Com essa visita queremos falar com os prefeitos e prefeitas para firmarmos mais parcerias entre outros municípios de Santa Catarina e o Distrito de Karlsruhe”, destacou Schnaudigel.

Visita à Alesc

O primeiro dia de programação contou também com uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nela, o presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal, e o deputado Carlos Humberto Metzer Silva receberam os alemães, que puderam conhecer a forma de governo no Brasil e visitar o Palácio Barriga Verde. Durante o roteiro, no Plenário, os representantes alemães detalharam a parceria e ações mantidas na Alemanha relacionadas ao projeto de cooperação.

A programação foi acompanhada por representantes regionais, como a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque, Cristiano Olinger, presidente e vice-presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural (ACIC), Valdir Riffel e Pedro Schmidt, pelo prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, pelo assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Prudêncio Neto e pelo o ex-prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.

A programação

Até na próxima terça-feira, 9, os alemães estarão no Médio Vale catarinense e participarão de uma série de atividades culturais e políticas, além de conhecer as cidades de Brusque, Guabiruba, Blumenau, Pomerode e Timbó. Nesta quarta-feira, 4, uma solenidade especial com os representantes ocorre, em Guabiruba.

Dos 23 membros, onze estão pela primeira vez em solo catarinense e vieram com o intuito de estreitar os laços e parcerias com as cidades que receberam uma quantidade considerável de imigrantes, durante a década de 1860. “As relações entre as cidades de Brusque, Guabiruba e região com o distrito de Karlsruhe e Karlsdorf-Neuthard têm raízes profundas e representam um elo importante nas parcerias que buscam o desenvolvimento mútuo, o intercâmbio cultural, tecnológico e de conhecimento entre ambas”, ressalta a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Os laços entre a Alemanha, Brusque e Guabiruba

Este ano, o Brasil celebra 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao país. A relação de Brusque e Guabiruba com o estado alemão de Baden-Württemberg, Alemanha, começou há 164 (cento e sessenta e quatro) anos, quando, em agosto de 1860, várias famílias originárias de Baden emigraram para Santa Catarina e se estabeleceram na região. Muitas dessas famílias são provenientes da comunidade de Karlsdorf-Neuthard e os laços que as unem, ainda em 2024, são ancestrais.

O atual intercâmbio existente entre as comunidades de Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard foi impulsionado com a constituição da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, fundada em 2007, em Guabiruba.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Atividade sobre estilo de vida saudável acontece nesta quarta, 10

Atividade sobre estilo de vida saudável acontece nesta quarta, 10


08 de abril de 2013
Curso de Design de Moda da Unifebe apresenta coleção no SCMC

Curso de Design de Moda da Unifebe apresenta coleção no SCMC


19 de março de 2009
Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem vídeos de contação de histórias e atividades físicas para crianças e idosos
Extensão

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem vídeos de contação de histórias e atividades físicas para crianças e idosos


17 de julho de 2020
Skip to content