O Programa Semear, projeto de extensão do curso de Administração da UNIFEBE, contou com um congresso de trabalhos científicos nesta edição. A extensão teve a inovação, tecnologia e sustentabilidade como foco. Os banners, elaborados por acadêmicos de todas as fases do curso, contemplavam possíveis melhorias em empresas de Brusque e Região.
O evento de encerramento contou com a palestra da administradora e escritora Deise Silvano. Além de atuar por 17 anos no setor têxtil, ela é autora de “Por que se dedicar se a empresa não é nossa?”. Durante a programação, também foram escolhidos os melhores banners elaborados.
Ao todo, 22 trabalhos foram produzidos e participaram do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex). Eles passaram por 685 avaliações ao longo da programação científica. Durante o encerramento, a professora que coordena o programa, Danielle Almeida Soares Pimentel, destacou o esforço dos acadêmicos para a produção dos trabalhos e para conciliar as rotinas de pesquisa científica e jornada profissional.
De acordo com ela, a diversidade de temas abordados e o empenho dos participantes têm auxiliado no desenvolvimento do programa e do conhecimento científico regional. “Foram abordados diferentes temas e ressalto, como coordenadora do projeto, fiquei muito feliz de ver a dedicação de todos vocês no desenvolvimento do trabalho. Nosso programa está crescendo e ficando, cada vez, mais forte e este crescimento está sendo semeado pelo acadêmico”, descreve a professora.
Após o contato com o resultado da produção dos acadêmicos, o coordenador do curso de Administração, professor Günther Lother Pertschy, destaca as soluções buscadas pelos estudantes no processo. “Tive a oportunidade de passar por todos os banners e observar os temas. A temática, em si, já é muito motivadora, mas as propostas das diversas equipes, realmente nos surpreendem. Não podemos subestimar os nossos jovens.”
Reflexos na comunidade
Na avaliação do professor, o programa tem se consolidado e evoluído. Como reflexos do trabalho, ele enfatiza as iniciativas que geram resultados diretos na comunidade externa. Segundo o professor, como uma instituição comunitária, a UNIFEBE, sempre buscou medidas que pudessem ter esses resultados, mas passou por uma ampliação de ações, após a sistematização dos processos.
“A proposta é, como futuros gestores, estarmos também preocupados com o nosso entorno. E esse entorno é verificar junto da comunidade, entidades, pessoas, enfim, qual a necessidade, a melhoria, que podemos trabalhar, dentro da universidade, e devolver como propostas para essa comunidade, com o intuito de melhorar a qualidade de vida, processos, organizações, independente de segmentos”, descreve.
O acadêmico Arthur Ceron foi um dos oradores do evento de encerramento do programa. Segundo ele, a participação no Semar auxiliou na preparação dos acadêmicos profissionalmente e no desenvolvimento de novas habilidades. “São processos muito importantes para o desenvolvimento acadêmicos de cada um de nós e vão nos trazer ferramentas fundamentais para o nosso mundo no mercado de trabalho, por meio da pesquisa, da arte, compreensão de dados. Isso tudo, lá na frente, vai ser muito importante”, projeta.
Premiados
1º Lugar: Tema: Desenvolvimento de Plano Estratégico em uma empresa do ramo de reciclagem
Equipe: Rafaela Duarte, Victor Hugo Pessoas, William Pereira e Yasmim Rodrigues de Oliveira
2º Lugar: Tema – A utilização da inovação tecnológica dentro de uma marmoraria
Equipe: Thais Bauer, Tayna Kling, Vinicius Bonetti e Wilmar Coelho.
3º Lugar: Tema – Utilização de fibras sustentáveis na empresa Aradefe Malhas
Equipe: Kaiane Feuzer, Karoline Stresser, Leonardo da Silva Pereira, Leonardo Raimundo e Louise Horr.