notícias colégio
Notícias
15 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Construção de um planador foi o grande desafio do Hands-On 2022

Protótipos foram desenvolvidos por acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção

Projetar e construir um protótipo funcional de um planador, que deveria elevar voo o maior tempo possível e depois, voar com a maior carga e na maior distância possível foi o grande desafio dos acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do Hands-On 2022, a sétima edição do evento. O objetivo do projeto interdisciplinar foi desenvolver habilidades práticas articuladas com os conhecimentos teóricos. A atividade fez parte da Curricularização da Extensão 2022.1. Os trabalhos foram apresentados no auditório do Bloco F (Bloco da Saúde). Os grupos mais bem colocados no desafio receberam como premiação pontos na última nota da média no semestre (A3), além de horas complementares.

De acordo com o coordenador dos dois cursos, o professor Wallace Nobrega Lopo, os protótipos foram construídos utilizando as impressoras 3D da universidade. “Os alunos realizaram projetos e testes até chegar ao desafio que era verificar qual planador voava o maior tempo possível e qual percorria a maior distância levando a maior carga. Os acadêmicos desenvolveram competências como aprender a elaborar e executar um projeto, dinâmica de trabalho em equipe e cumprimento de prazos, além de pôr em prática o que eles aprendem em sala de aula”, explica o professor.

Acadêmico de Engenharia Mecânica, Dener Zanella afirma que a atividade proporcionou aliar a teoria com a prática. “Cada pessoa ficou responsável por uma tarefa e isso nos faz ter uma ideia de como será nossa atuação no mercado de trabalho”, garante o aluno.

Bárbara Knihs, estudante de Engenharia de Produção, revela que seu grupo usou materiais leves e com preço acessível para a confecção do planador. “Realizamos pesquisas e decidimos em equipe como iríamos desenvolver o protótipo. Foi uma ótima experiência para desenvolvermos habilidades como a programação do tempo na fabricação do avião”, exemplifica a aluna.

Curricularização da Extensão

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, elucida que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes e promove intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Os projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, desenvolvidos na Curricularização da Extensão articulam ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “As atividades desenvolvidas são relacionadas à formação universitária do estudante, que desenvolve trabalhos que contribuem com a comunidade e promove um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, ressalta a professora Edinéia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Comunicado – Eleição para Reitor

Comunicado – Eleição para Reitor


29 de outubro de 2010
Acadêmicos de Engenharia Civil têm artigos aprovados em Encontro de Sustentabilidade
Pesquisa

Acadêmicos de Engenharia Civil têm artigos aprovados em Encontro de Sustentabilidade


07 de março de 2019
UNIFEBE prestigia posse da nova reitoria da FURB
Universidade Comunitária

UNIFEBE prestigia posse da nova reitoria da FURB


04 de fevereiro de 2019
Skip to content