Projetar e construir um protótipo funcional de um planador, que deveria elevar voo o maior tempo possível e depois, voar com a maior carga e na maior distância possível foi o grande desafio dos acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do Hands-On 2022, a sétima edição do evento. O objetivo do projeto interdisciplinar foi desenvolver habilidades práticas articuladas com os conhecimentos teóricos. A atividade fez parte da Curricularização da Extensão 2022.1. Os trabalhos foram apresentados no auditório do Bloco F (Bloco da Saúde). Os grupos mais bem colocados no desafio receberam como premiação pontos na última nota da média no semestre (A3), além de horas complementares.
De acordo com o coordenador dos dois cursos, o professor Wallace Nobrega Lopo, os protótipos foram construídos utilizando as impressoras 3D da universidade. “Os alunos realizaram projetos e testes até chegar ao desafio que era verificar qual planador voava o maior tempo possível e qual percorria a maior distância levando a maior carga. Os acadêmicos desenvolveram competências como aprender a elaborar e executar um projeto, dinâmica de trabalho em equipe e cumprimento de prazos, além de pôr em prática o que eles aprendem em sala de aula”, explica o professor.
Acadêmico de Engenharia Mecânica, Dener Zanella afirma que a atividade proporcionou aliar a teoria com a prática. “Cada pessoa ficou responsável por uma tarefa e isso nos faz ter uma ideia de como será nossa atuação no mercado de trabalho”, garante o aluno.
Bárbara Knihs, estudante de Engenharia de Produção, revela que seu grupo usou materiais leves e com preço acessível para a confecção do planador. “Realizamos pesquisas e decidimos em equipe como iríamos desenvolver o protótipo. Foi uma ótima experiência para desenvolvermos habilidades como a programação do tempo na fabricação do avião”, exemplifica a aluna.
Curricularização da Extensão
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, elucida que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes e promove intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.
Os projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, desenvolvidos na Curricularização da Extensão articulam ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “As atividades desenvolvidas são relacionadas à formação universitária do estudante, que desenvolve trabalhos que contribuem com a comunidade e promove um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, ressalta a professora Edinéia.