notícias colégio
Notícias
06 de dezembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Construção de um veículo autônomo foi o grande desafio de mais uma edição do Hands-On

Estudantes projetaram carros-robôs que deveriam percorrer caminho preestabelecido

O projeto “Desafio do Caminhão Autônomo” desafiou acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção no Hands-On 2022.2. O principal objetivo foi projetar e construir um protótipo funcional de um carro autônomo, que deveria percorrer um determinado trajeto no menor tempo e levando a maior quantidade de carga possível. A atividade fez parte da Curricularização da Extensão 2022.2, e os veículos foram apresentados em atividade realizada no átrio do Bloco A.

De acordo com o professor Julio Cesar Frantz, para a construção do carrinho, os acadêmicos projetaram e produziram o chassi do veículo por meio de impressora 3D e calcularam a quantidade de massa necessária para que o carro-robô pudesse transportar. “Um desafio foi percorrer o caminho traçado na menor quantidade de tempo possível e o outro foi cruzar esse mesmo caminho transportando a maior quantidade de massa. Esse trabalho teve relação direta com o contexto de Indústria 4.0 e robótica móvel. Há uma demanda muito grande no mercado de profissionais que tenham domínio sobre linguagens de programação e estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos acadêmicos nesse trabalho”, elogia o professor Julio.

Acadêmico da 8ª fase de Engenharia Mecânica, João Vitor Bianchezzi Neves, considera que esta edição do Hands-On foi a que ele mais se sentiu atuante desde o início da graduação. “Conseguimos um resultado incrível, com todas as tarefas cumpridas dentro do prazo. Valeu muito a pena todo nosso comprometimento. Esse intercâmbio de informações e experiências com outros estudantes nos auxilia bastante a evoluirmos como acadêmicos e futuros profissionais”, afirma João Vitor.

Curricularização da Extensão

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, elucida que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes e promove intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Os projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, desenvolvidos na Curricularização da Extensão articulam ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “As atividades desenvolvidas são relacionadas à formação universitária do estudante, que desenvolve trabalhos que contribuem com a comunidade e promove um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, ressalta a professora Edinéia.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Redução da produção de lixo é tema de debate na UNIFEBE

Redução da produção de lixo é tema de debate na UNIFEBE


02 de setembro de 2015
8º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod) inicia na próxima terça-feira (16)
Pesquisa

8º Congresso Científico Têxtil e Moda (Contexmod) inicia na próxima terça-feira (16)


12 de novembro de 2021
Semana Acadêmica de Psicologia recebe visita de conselheiro do CRP
Semana Acadêmica

Semana Acadêmica de Psicologia recebe visita de conselheiro do CRP


30 de agosto de 2016
Skip to content